Publicado em 8/26/2015 12:05:59 PM

Delegação de arquitetos peruanos conhece o programa habitacional do município

Trinta e seis profissionais do país vizinho estão em Curitiba para estudar o planejamento urbano da capital paranaense

Uma delegação composta por 36 arquitetos peruanos esteve na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), na tarde desta terça-feira (25), para conhecer o programa habitacional do município. Em seguida, os profissionais do país vizinho visitaram o conjunto Moradias Nilo, no Alto Boqueirão, empreendimento entregue em março, que conta com placas de aquecimento solar da água do chuveiro.

A comitiva do Peru chegou na última segunda-feira (24) a Curitiba e ficará até o final da semana para conhecer as iniciativas da administração municipal da capital paranaense nas áreas do urbanismo e de sustentabilidade. No primeiro dia, o secretário de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin, apresentou a eles o projeto da Linha Verde Sustentável.

Na Cohab, a delegação peruana foi recebida pelo diretor técnico João Carlos Vianna e a diretora de relações comunitárias Neucimary Amaral, que explanaram a respeito das ações da política habitacional de Curitiba. A Cohab atua no atendimento a fila de inscritos pretendentes a um imóvel popular e também na urbanização de ocupações irregulares, com a transferência de famílias que se encontram em áreas de risco, obras de infraestrutura e regularização fundiária para assegurar às famílias a propriedade dos lotes onde vivem.

Visita
Após as palestras, a comitiva visitou o Moradias Nilo, empreendimento erguido por um novo sistema construtivo chamado woodframe, que consiste em painéis de madeira que vêm prontos de fábrica e encaixados formam as paredes das casas.

A arquiteta Betty Ruesta, do governo regional da província de Callao, no Peru, ficou surpresa com a qualidade das casas. “São muito bem construídas, bem acabadas. O espaço interno dos cômodos é maior do que nas casas que fazemos no Peru. Muito fácil de perceber que as famílias estão bastante satisfeitas nas moradias”, afirmou.

Já Rosa Kohama, arquiteta do setor privado de Lima, capital peruana, ficou encantada com a ordem e o transporte coletivo. “Achei tudo muito ordenado em Curitiba, podemos notar o planejamento urbano que é feito há muitos anos por aqui. A cidade é uma referência em urbanismo e sustentabilidade. O que mais me chamou atenção é a qualidade do transporte coletivo, pois em Lima é muito confuso e perigoso”, destacou.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera