Publicado em 10/2/2015 4:16:46 PM

Cohab recebe abertura da campanha Outubro Rosa

Prédio da companhia estará iluminado neste fim de semana para marcar a campanha que visa a prevenção do câncer de mama

A estufa do Jardim Botânico e o prédio da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) estarão iluminados neste fim de semana (3 e 4) para marcar o Outubro Rosa – um movimento que tem adesão das grandes metrópoles do mundo inteiro que, entre outras atividades, iluminam de rosa seus principais cartões postais, chamando atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em todas as regionais, a Prefeitura de Curitiba programou atividades referentes ao Outubro Rosa e palestras sobre a conscientização e a importância do diagnóstico precoce. Haverá agendamento para exames de mamografia e coleta de material para exame preventivo do câncer do colo de útero.

Nesta sexta-feira (02), a secretária da Mulher, Roseli Isidoro, o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues, e a presidente da Curitiba S/A, Clarice Tanaka, participaram de um ato de abertura do Outubro Rosa em Curitiba, nas escadarias do saguão do prédio da Cohab, com a apresentação do Coral Criativoz, do RH Criativo, da Prefeitura de Curitiba.

Roseli Isidoro destacou a importância de campanhas que mobilizam mulheres e homens do mundo inteiro para demonstrar a eficácia da prevenção com a saúde. Ela acrescenta que quando a mulher se cuida, ela cuida de sua família e daqueles que a ama.

A secretária ressaltou, ainda, a campanha do Lenço Amigo, desenvolvida por Ingrid Klass, ex-paciente de câncer de mama que, após a cerimônia de abertura, falou sobre sua experiência durante o tratamento e sobre a campanha. Lançada por ela em agosto do ano passado, a Lenço Amigo visa arrecadar lenços para pacientes de câncer que estão passando por quimioterapia.

“A Secretaria da Mulher abraçou a causa de Ingrid, que passou também a ser nossa causa. Juntamente com ela, queremos levar esperança e autoestima para essas mulheres acometidas pelo câncer e estimulá-las a lutar pela cura”, afirma Roseli Isidoro.

São cinco postos de arrecadação dos lenços na Prefeitura: Associação de Funcionários da Cohab, prédio central da Prefeitura, Edifício Delta, Fundação de Ação Social e Administração da Regional Matriz.

Neste ano, a campanha do Outubro Rosa será concentrada nos espaços da administração municipal em função do número de mulheres servidoras. “Dos 35 mil servidores, 28 mil são mulheres. Por isso, estamos fazendo o dever de casa. Vamos cuidar e conscientizar nossas servidoras e fazer com que elas multipliquem informações a respeito da importância do diagnóstico precoce, que possibilita a cura de mais de 95% do câncer de mama”, explica Roseli Isidoro.

A mamografia é o exame da mama que permite detectar precocemente o câncer, por ser capaz de mostrar lesões em fase inicial. É realizada em um aparelho de Raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é discreto e suportável.

Os resultados de estudos e ensaios clínicos por amostras, que comparam a mortalidade em mulheres que fizeram mamografia com mulheres não submetidas a nenhuma intervenção, confirmam que a mamografia é um método eficaz de detecção precoce, capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera