Publicado em 11/24/2015 10:22:50 AM

Famílias que serão reassentadas escolhem casas na Vila Pantanal

No local, 49 moradias estão em obras para receber moradores de áreas de risco

Moradores da Vila Pantanal que serão reassentados pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) participaram de uma reunião para definir qual das 49 casas em obras será destinada para cada uma das famílias atendidas. Os beneficiados serão transferidos de habitações precárias em locais de risco para casas e sobrados de alvenaria na própria vila.

O serviço social da Cohab cadastrou na Vila Pantanal 797 famílias, das quais 336 vivem em área de risco e estão sendo gradativamente transferidas para um novo loteamento implantando na própria área, em ponto onde não há restrições para uso habitacional nem perigo de inundação. Além das 49 que participaram do sorteio, outras 169 já receberam as chaves da casa nova e saíram de locais insalubres.

As demais estão sendo atendidas com obras de infraestrutura, além da regularização fundiária. No local já existem serviços da prefeitura, como creche, escola, unidade de saúde e Eco Cidadão.

Luciana Felix, 31 anos, participou do sorteio. Ela trabalha com reciclagem e mora com o marido e os dois filhos há uma década no mesmo lugar, que segundo ela, encontra-se em situação precária “O chão se abriu e é possível ver os ratos passando embaixo da casa. Tenho muito medo pelas crianças. Quando chove é ainda pior, porque além da quantidade de ratos tem a lama que se forma no quintal”, conta Luciana que divide o terreno com mais três famílias “Finalmente vamos ter um espaço só para a nossa família. Não dá mais certo dividir terreno com mais gente”, diz.

Atendimento especial
Das 49 unidades habitacionais, sete são casas térreas destinadas a pessoas com atendimento especial, como idosos, pessoas com deficiência ou famílias com mobilidade reduzida. Ainda na lista de prioridades, oito sobrados com terreno maior são para famílias numerosas, o que possibilita a ampliação da residência no futuro.

Uma das beneficiadas desta relação é Cheila Aparecida de Oliveira Francisco, 39 anos, que agora deixará a velha casa de madeira para residir em um local com melhores condições “Moramos há mais de 12 anos na beira da valeta e quando chove a água alaga a casa toda. Como tive paralisia infantil e tenho dificuldades de locomoção, os obstáculos para mim acabam sendo ainda maiores”, conta Cheila que mora com o marido, Genir Francisco, 45.

Histórico
Localizada no Alto Boqueirão, a ocupação da Vila Pantanal iniciou em meados da década de 80 em área de preservação ambiental do rio Iguaçu. O projeto de urbanização da Cohab no local já garantiu a transferência de 169 famílias que viviam em situação precária e receberam novas casas.

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera