Publicado em 12/8/2015 12:34:37 PM

Ação da Cohab ajuda adolescentes a criar renda extra para famílias

Trabalho artesanal feito por adolescentes tem reforçado a renda de famílias do Residencial Buriti, no bairro Ganchinho

Estudar pela manhã e passar as tardes livres não faz mais parte da rotina de Renan dos Santos Ferreira, 14 anos. Isso, graças a equipe de trabalho técnico social da Cohab que o ensinou a fazer objetos com materiais recicláveis.

Os utensílios são feitos com caixas de leite vazias que viram artigos de decoração, como os vasos de flores que Renan já colocou à venda “Tenho vendido vasos por R$10,00 e R$ 15,00. Também dei alguns de presente para pessoas da minha família, como para a minha avó que gostou muito”, afirma o garoto que mora com os pais e dois irmãos. A mãe, Maria Ivoni dos Santos Ferreira, 48, é dona de casa e conta que a renda da família vem apenas de parte do salário da filha de 20 anos e do filho de 25 que teve problemas ao nascer e por isso recebe auxílio do governo. Ela acrescenta que apesar da pouca idade, o trabalho tem cooperado para o filho ser mais tranquilo “Isso tem ajudado bastante o Renan a ser um adolescente mais calmo. Além disso, ele é muito inteligente e tenho certeza que ainda vai vender tudo o que fizer”, diz Maria Ivoni se referindo aos demais objetos criados pelo filho, como as carteiras também desenvolvidas com caixas de leite vazias.

Outra mãe orgulhosa é a do Henrique Fernandes, que tem a mesma idade do Renan e também produz e vende peças feitas com materiais recicláveis. Edeni Aparecida Kotrik, 48, aprendeu, ao lado do filho, a confeccionar diferentes utensílios e pretende divulgar a ideia para fora “Vamos nos programar para levar nossos trabalhos para vender na feirinha, tenho certeza que vamos conseguir um bom dinheiro antes do fim do ano”, aposta a dona de casa. Já o filho, conta que as ideias dele saem da própria cabeça “Aprendi a fazer um tipo de vaso de flor com filtro de café usado e hoje faço vários modelos e tamanhos com outros tipos de papéis”, conta Henrique que mostra outro tipo de trabalho criado por ele: vasos que impedem a proliferação do mosquito da dengue “Eles são feitos com garrafas pets cortadas ao meio que molham a planta e já separam a água para ser jogada fora”, diz Henrique que além de aprender a ganhar dinheiro, também aprendeu a ter consciência social e ambiental.

O trabalho

A iniciativa do trabalho tem como objetivo abordar as temáticas ambientais, a minimização do resíduo sólido e a reutilização de materiais recicláveis, além de ampliar o serviço social dentro do empreendimento, abordando temas relacionados a convivência no espaço comum, segurança, prevenção ao vandalismo, valorização do patrimônio e aprimoramento da criatividade “Desenvolver o artesanato com crianças e adolescentes, alcançando a população adulta, assume um caráter educativo. Isso mostra que o trabalho da Cohab vai além da entrega de moradias”, afirma o presidente da Cohab Ubiraci Rodrigues.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera