Beto entrega casas para famílias da Vila Icaraí

    O prefeito acompanhou reassentamento de famílias que viviam em situação de risco na área, que é uma das mais precárias da cidade

     

    O prefeito Beto Richa acompanhou nesta terça-feira (01) a operação de reassentamento de 19 famílias que viviam em situação de risco e insalubridade na Vila Icaraí, no bairro do Uberaba. Elas agora moram em casas de alvenaria do empreendimento Moradias União Ferroviário, um local que fica a 300 metros da ocupação.
     
    Junto com o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mounir Chaowiche, e o administrador regional do Cajuru, Cesario Ferreira, o prefeito  presenciou a chegada do caminhão que levou a mudança de Silmara Silva Moreira, que morou na Vila Icaraí por cinco anos. “Ações como esta mostram que a Prefeitura está chegando aos locais mais carentes da cidade e transformando a vida das pessoas que precisam da ajuda do poder público para melhorar sua qualidade de vida”, disse Richa.
     
    Silmara é um exemplo da população beneficiada pelo programa habitacional do município. Zeladora de escola, casada com um servente de pedreiro, mãe de seis filhos, ela ficou durante cinco anos na Vila Icaraí. Foi, segundo ela, “um tempo muito difícil. Sem água, sem luz e quando chovia tinha mais água dentro da minha casa do que na rua”, conta ela, completando: “Agora, estou no céu”.
     
    A dona de casa Luana Aparecida Ribeiro também estava satisfeita com a mudança. Mãe de duas meninas, ela morou quatro anos na Vila Icaraí e define o período que ficou ali como “terrível”. A situação piorou nos últimos meses, quando o excesso de chuvas aumentou o risco que enfrentava em sua casa. A ameaça era de desmoronamento, já que a unidade apresentava rachaduras que aumentavam a cada dia. “Não via a hora de mudar. A partir de hoje, vou viver mais tranqüila com a minha família”, disse.
     
    A Vila Icaraí é uma das áreas de ocupação que compõe o chamado bolsão Audi – União, localizado entre a BR-277 e a Avenida das Torres, ao lado do rio Iguaçu, no Uberaba. As 19 famílias reassentadas moravam junto à linha férrea, num trecho de baixada, sujeito a alagamentos, onde a situação dos moradores é extremamente precária e foi agravada com as chuvas dos últimos meses.
     
    As unidades reservadas para o reassentamento fazem parte do empreendimento Moradias União Ferroviária, que irá atender 419 famílias – a maior parte delas (299) da Vila Icaraí, onde se concentram as maiores carências de todo o bolsão. A transferência para os imóveis novos está sendo feita de forma gradativa, a medida que as obras ficam prontas. Até o dia 15, a previsão é que mais 45 famílias sejam reassentadas no local.
     

    « voltar
     

    Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

    Desenvolvido por GPA'prospera