Publicado em 12/22/2015 9:30:57 AM

Famílias comemoram Natal em casa nova

Natal na casa própria uma festa inesquecível

As 127 famílias do Residencial Pinheiros, no bairro Santa Cândida, vão passar o primeiro Natal na casa nova. O empreendimento que foi entregue em agosto de 2015, abriga famílias que moravam em áreas de risco no Parolin e na Vila Três Pinheiros, no Butiatuvinha.

O sorriso da aposentada Odilma Vicente Machado, 66, é resultado de muita conquista. A casa onde ela mora com o neto de 22 anos, está do jeito que ela sempre sonhou “Deixei as coisas do jeitinho que eu queria. Até o pinheirinho esse ano é diferente”, conta Odilma. Mas nem sempre foi assim. Ela morou por setes anos em uma ocupação irregular na Vila Três Pinheiros, e por duas vezes viu a água alagar sua casa “Foi um tempo difícil, mas graças a Deus ficou para trás. Hoje eu só tenho motivos para comemorar”, diz. A ceia de Natal já tem lugar definido e a festa está garantida “Meus parentes vêm todos passar o Natal comigo, é que no dia 25 de dezembro eu faço aniversário e a minha casa foi o melhor presente que já ganhei em toda a minha vida”, comera Odilma.

Para o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues, é uma satisfação ver a felicidade das pessoas que saíram de áreas irregulares “A Cohab conseguiu estabelecer a tranquilidade dessas famílias que viviam em situações precárias. Hoje elas vão ter um Natal mais digno, sem se preocupar com riscos”, diz.

É o caso do aposentado José Aparecido de Lima, 52, que também morou por sete anos na Vila Três Pinheiros. A árvore natalina e o enfeite na janela de sua residência são visíveis. Segundo ele, as festas desse fim de ano serão mais seguras “Moramos só eu e minha esposa, mas os filhos e os netos sempre passam o Natal conosco. Morávamos muito próximos da rodovia e não tínhamos sossego por causa das crianças”, afirma. Quatro meses após a mudança, ele realiza melhorias no imóvel “Coloquei o portão e levantei o muro, agora só faltar pintar. É muito bom cuidar do que é nosso”, confessa.

Em 2015 a Cohab entregou 337 unidades habitacionais. Na atual gestão, foram 7064 no total, sendo 5050 apartamentos e 2014 casas/sobrados.

Empreendimento

As famílias que moram no Residencial Pinheiros viviam em ocupações irregulares: 77 delas na vila Três Pinheiros, no Butiatuvinha; e 50 no Parolin. O investimento para a construção foi de R$ 6,6 milhões, recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. O conjunto conta com completa infraestrutura de redes de drenagem, coleta e tratamento de esgoto, rede elétrica, iluminação pública, ruas pavimentadas e acesso à linha de ônibus.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera