Publicado em 2/29/2016 2:16:10 PM

Famílias da Vila Xapinhal recebem as primeiras escrituras

Prefeito Gustavo Fruet entregou os documentos que garantem aos moradores a propriedade dos lotes

O prefeito Gustavo Fruet entregou na manhã desta segunda-feira (29) as primeiras escrituras de propriedade para moradores da Vila Xapinhal, no Sítio Cercado. O loteamento onde vivem 1.738 famílias foi regularizado em outubro passado, colocando fim a uma espera de 27 anos da comunidade local. Os primeiros documentos ficaram prontos e garantem aos cidadãos atendidos o direito à casa própria.

“Regularização fundiária é algo muito importante para o município, mas para realizá-la precisamos vencer muita burocracia. Graças ao empenho de diversas secretarias, e em especial da equipe da Cohab, nós estamos conseguindo romper esta burocracia e entregar os títulos de propriedade dos lotes para as famílias que tanto merecem”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet.

A moradora da Vila Xapinhal  Veronica Kuoi Inki, de 50 anos, não desgrudou da pasta que recebeu das mãos do prefeito, contendo a escritura de sua casa. “Esperei por esse momento por mais de 25 anos. Fiz parte do primeiro grupo que chegou na área e estou muito feliz em participar do evento”, conta com alegria.

Para a aposentada Rosa Maria Rita Xavier Rosa, 68, que mora com quatro netos, valeu a pena esperar cada segundo para obter a documentação. “Sempre tive fé e agora agradeço a Deus e a toda a equipe da Cohab. Passamos por diversas  dificuldades durante mais de 20 anos, mas agora a felicidade compensa tudo”, ressalta.

Arquitetura social
Desde 2013, 14 mil pessoas já foram beneficiadas com a regularização de 3,5 mil lotes em Curitiba. O prefeito lembrou também o trabalho que vem sendo feito pela Cohab para retirar moradores de áreas de risco – medida que, somada aos investimentos em drenagem, permitiu que no último ano Curitiba não registrasse um único caso de família desabrigada, apesar do volume de chuvas acima da média. Nos últimos três anos, foram reassentadas 10 mil pessoas.

“Isso reafirma a opção da nossa gestão pelo social. Não há mais espaço para a arquitetura do espetáculo, da ostentação. Estamos investindo na arquitetura social, da inclusão, que faça a conciliação do que é esteticamente bonito, urbanisticamente justificável, mas, acima de tudo, importante para o povo, para quem mais precisa do poder público”, afirmou.

O presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Ubiraci Rodrigues, destacou a competência da equipe envolvida no processo de regularização fundiária. “Eu não tenho dúvidas de que as pessoas que mais entendem de regularização fundiária no Brasil estão aqui na Cohab Curitiba. Estamos trabalhando para superar a meta que foi estipulada para a gestão de 10 mil lotes regularizados”, disse.

Participaram da cerimônia de entrega de escrituras a vice-prefeita Mirian Gonçalves e os veradores Luís Felipe Braga Cortes, Pedro Paulo e Toninho da Farmácia.

Histórico
A vila Xapinhal surgiu em 1988 em um terreno de 385 mil metros quadrados. No início eram 300 barracos de lona, mas em menos de um mês já passava de dois mil o número de famílias vivendo no local. As dificuldades eram enormes pela falta de saneamento e água tratada.

Com o passar dos anos, muita coisa melhorou na infraestrutura da vila, mas a questão dos documentos de propriedade seguia sem solução. Agora finalmente os moradores estão deixando de ser posseiros, para se tornarem os proprietários oficiais dos lotes onde construíram suas vidas.

Homenagem
Durante a cerimônia também aconteceu uma homenagem à arquiteta Teresa Elvira Gomes de Oliveira, que acompanhou todo o processo que culminou na regularização da Vila Xapinhal. Teresa ingressou na Cohab em 1981 e ocupou cargos na direção da companhia, inclusive a presidência entre os anos de 2002 e 2004.

Foi nesta época que aconteceu o reassentamento de quase 500 famílias da vila Xapinhal para o Moradias Novo Horizonte – intervenção que possibilitou maior qualidade de vida tanto para os moradores transferidos como para os que permaneceram no local e receberam obras de infraestrutura.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera