Publicado em 3/23/2016 11:39:02 AM

Estudantes australianos visitam obra da Cohab

Os alunos fazem parte do curso de Arquitetura e Planejamento Urbano, da Universidade de Melbourne, segunda maior cidade da Austrália

Uma comitiva composta por um professor e 16 estudantes australianos visitou nesta semana o canteiro de obras do Moradias Vila Prado, empreendimento da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) em construção para atender moradores que serão reassentados de áreas de risco social. A obra está sendo executada por um sistema construtivo diferente da alvenaria tradicional, em que as paredes são feitas por painéis de PVC preenchidos com concreto.

Os alunos fazem parte do curso de Arquitetura e Planejamento Urbano, da Universidade de Melbourne, segunda maior cidade australiana, com população que supera os quatro milhões de habitantes. O professor Masa Noguchi gostou da tecnologia de construção do conjunto habitacional visitado. “Muito interessante, vou levar para os governantes de Melbourne esta ideia. O custo é ligeiramente maior, mas acaba compensando na redução de resíduos e tempo de conclusão da obra. Mostra que a prefeitura de Curitiba está preocupada com qualidade e não somente com o preço”, disse.

Já para a estudante de origem japonesa Ke Xu, 25 anos, o que chamou a atenção na obra foi a leveza do material. “Eu nunca tinha visto uma construção deste tipo, com este material tão leve. Achei ótimo porque desta forma se consome menos energia na construção de moradias populares”, comentou.

A cidade
Sobre a impressão geral que teve de Curitiba, Ke Xu destacou as áreas verdes. “Achei uma cidade muito bonita, de arquitetura impressionante. No centro podemos ver projetos clássicos em harmonia com construções mais modernas, porém o que mais me impressionou foi o grande número de parques. A quantidade de área verde é ótima para auxiliar no problema do aquecimento global”, destacou.

O professor Noguchi concordou em sua análise. “Pude observar da torre panorâmica que se trata de uma cidade que procura ser sustentável. Grandes cidades geralmente se preocupam somente em construir e esquecem as áreas verdes. Em Curitiba é diferente, mostrando que a preocupação não é somente com o presente, mas sim um planejamento para garantir um melhor futuro”, ressaltou.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera