Publicado em 4/13/2016 12:31:36 PM

Moradores reassentados pela Cohab participam de pesquisa de satisfação

Questionário foi aplicado no Moradias Profetas, com objetivo de avaliar a relação das famílias com as novas moradias

Técnicos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) estão aplicando uma pesquisa para medir o nível de satisfação das famílias que foram atendidas em projetos de reassentamentos de áreas de risco social. Nesta terça-feira (12), o questionário foi realizado no Moradias Profetas, empreendimento com 54 unidades no bairro Umbará.
 

A pesquisa de satisfação tem como objetivo a avaliação final das famílias em relação a nova moradia, desde o empreendimento em si, até questões ligadas a serviços da prefeitura e segurança da região. O questionário inclui perguntas sobre  rede elétrica, iluminação pública, pavimentação de vias, rede de esgoto, coleta de lixo, acesso à creche e escola, atendimento de saúde, segurança, transporte público, áreas de lazer e acesso a programas sociais.
 

Um das entrevistadas foi a dona de casa Janaína Moreira, 30, que aprovou a ação e destacou os pontos positivos da nova moradia. “Aqui temos bom relacionamento entre os vizinhos, coisa que não existia onde a gente morava antes. Além disso, a questão da qualidade de vida por ter uma casa própria dá mais segurança”, conta ela, que morou por cinco anos no bairro Parolin com o marido e a filha de sete anos. Assim como Janaína, todas as 54 famílias que residem no Moradias Profetas saíram de área irregular naquele bairro.
 

A coordenadora da ação no Umbará, Elaine Christina Haddad, explica que a pesquisa de satisfação é um documento obrigatório exigido pelo Ministério das Cidades. “Tem como propósito levantar os dados da realidade da comunidade sobre as suas condições de vida na nova residência, além de saber se o projeto alcançou a meta de possibilitar novos padrões de moradia e de inserção do grupo na cidade formal. Essas informações irão compor o relatório de análise final do projeto a ser enviado a Caixa Econômica Federal”, esclarece.


Melhorias   
Para a dona de casa Cristiane Antunes Pinheiro, 30, a atual moradia nem se compara com a antiga em que ela vivia. “Eu, meu marido e meus três filhos moramos por anos em um puxadinho com duas peças atrás da casa do meu sogro”, diz Cristiane, que apontou a segurança como um dos pontos positivos do local. “Me sinto mais segura aqui, principalmente por causa dos meus filhos que agora vivem em um lugar mais tranquilo”, diz.
 

Para a frentista Patrícia Goes da Silva, 29, e moradora do local há quase três anos, a mudança para a casa nova também transformou a sua vida e trouxe mais qualidade para a família. “Principalmente em termos de moradia, iluminação pública e asfalto eu não tenho o que reclamar. Aqui a criançada tem espaço para brincar, correr e andar de bicicleta”, diz Patrícia que mora com as duas filhas.

O conjunto
O Moradia Profetas faz parte do projeto de urbanização da Vila Parolin. O conjunto, entregue em novembro de 2013, foi construído em uma área de propriedade da Cohab, com 12 mil m², onde existe um bosque nativo com 1,8 mil m², que recebeu o plantio de 350 mudas de espécies variadas. Os 54 sobrados tem área de 43 m² e contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera