Publicado em 4/22/2016 12:25:25 PM

Em três anos Prefeitura transferiu 2,3 mil famílias de locais de risco

Nesta semana, moradores deixaram áreas impróprias para moradia e receberam casas novas no Sítio Cercado

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) entregou nesta semana 12 unidades habitacionais a famílias que moravam em áreas irregulares, nas vilas Ulisses Guimarães, no Pinheirinho, e Gramados, no Sítio Cercado. As  moradias fazem parte do empreendimento Moradias Sítio Cercado VI, para onde serão transferidas mais três famílias até o fim do mês. Após esta entrega, a prefeitura chega ao número de 2.319 famílias reassentadas em três anos.

“Este trabalho possibilitou que mais de nove mil pessoas deixassem condições de moradia bastante precárias, em locais muitas vezes sujeitos a alagamentos e enchentes. As famílias transferidas passam a morar em casas de alvenaria em áreas dotadas de toda a infraestrutura adequada. É por estas e outras ações que  Curitiba não apresenta nos últimos meses famílias desabrigadas, mesmo com a ocorrência de fortes chuvas”, explica o prefeito Gustavo Fruet.

A vendedora autônoma Denisiani Alves dos Santos, 33, mudou-se com o irmão e as duas sobrinhas para um dos sobrados. Por quatro anos ela viveu à beira do ribeirão dos Padilha, na Vila Gramados, e por algumas vezes viu a água das chuvas entrar na sua residência. “Não tem nem comparação ter uma casa longe do rio. Bom que agora dá gosto de arrumar nosso canto. Lá, toda vez que chovia a gente ficava apreensivo porque se o rio subisse muito alagava tudo”, conta ela.

Para o aposentado Pedro Quirino de Souza, 62, a nova moradia traz a felicidade por dias melhores. “Nossa antiga casa era de madeira e muitas vezes entrou água. Isso aqui é uma bênção de Deus pra gente, pois já tem até o lugar certo pra gente deixar os nossos cachorros”, conta Pedro que já fez até um canil para abrigar os dois cãezinhos de estimação. “Aqui vamos ser felizes, porque é diferente, podemos fazer planos com segurança porque isso tudo é nosso”, ressalta a esposa Maria da Conceição Pereira de Souza, 62.

Com área total de 1,6 mil metros quadrados, o empreendimento Moradias Sítio Cercado VI foi construído com investimentos de R$ 760 mil - recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Prefeitura Municipal de Curitiba. O conjunto conta com completa infraestrutura de redes de drenagem, coleta e tratamento de esgoto, rede elétrica, iluminação pública, ruas pavimentadas e acesso à linha de ônibus.

Melhorias
Wanderlei de Sousa Lopes, 37, acaba de se mudar junto com a esposa e já realizou reformas significativas na residência. “Coloquei piso e agora é a vez de aprontar o muro e o portão. Queremos deixar a casa do nosso jeito em um curto prazo”, conta ele, que atualmente está desempregado, se dedicando apenas às benfeitorias do novo lar. E os planos não param por aí. “Gosto de ler e vou fazer um cantinho para deixar os mais de mil livros que eu tenho. E também quero conversar com os vizinhos pra gente roçar o mato que tem próximo daqui e de repente até fazer uma horta comunitária”, revela.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera