Publicado em 5/12/2016 10:55:08 AM

Jovens de famílias reassentadas participam de aulas de percussão

Projeto da FCC em parceria com a Cohab está beneficiando 127 famílias que vivem no Residencial Pinheiros

Crianças e adolescentes moradoras do conjunto habitacional Residencial Pinheiros, no bairro Santa Cândida, estão trocando tardes ociosas por aulas de música. A ação, iniciada na metade de abril, está beneficiando mais de 30 crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos, com aulas semanais de percussão. O projeto da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) em parceria com a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) terá duração de três meses.

Kevin Hein, que é o aluno mais novo da turma com apenas 11 anos, tem se dedicado às aulas e conta com orgulho o que já descobriu. “Já aprendi sobre alguns instrumentos. Sei o que faz e pra que serve um pouco de cada um, ainda tem bastante pra aprender, mas toda aula o professor ensina alguma coisa legal”, diz o garoto, após ter conhecido o repique, o tantan e por último o pandeiro.

Para o professor e percussionista Caio Guimarães, ministrar aulas para jovens vai além de aprendizado. “Trabalho com pessoas de diferentes idades, mas acredito que lidar com adolescentes é uma forma mais eficiente de alcançar a inclusão social e cultural”, conta. A iniciativa faz parte do projeto Orquestra Onirê, da FCC e deve passar por todas as regionais da cidade.

A jovem Paola Cristina da Rocha, 17, afirma que aprender algo novo é muito mais interessante do que passar as tardes em casa ou na rua. “Se eu ficasse dentro de casa eu ia ficar vendo novela e nem sempre tem alguma coisa legal pra fazer na rua, por isso prefiro vir pra cá que é bem melhor, pelo menos estou conhecendo algo legal”, revela a jovem que, assim como os demais, gosta de gêneros musicais como funk e rap.

O conjunto
O Residencial Pinheiros, composto por 127 unidades habitacionais, foi entregue em julho de 2015 para famílias que foram reassentadas das vilas Parolin e Três Pinheiros, no Butiatuvinha. O conjunto conta com uma síndica e quatro conselheiros.

De acordo com Valéria Teles dos Santos, 22, que é uma das conselheiras, as aulas têm agradado a todos os moradores. “É muito bom para os jovens terem com o que se ocupar, é um bom incentivo. Pelo menos com as aulas, eles não ficam na rua, o que agrada todos os moradores”, confessa. Ela ressalta que o espaço onde as aulas estão sendo aplicadas também agrada. “Com as aulas no salão de festas do empreendimento, os pais ficam mais tranquilos por causa da segurança do local”, explica.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera