Publicado em 6/3/2016 10:51:11 AM

Produção da Cohab vai além das moradias populares

Atribuição da companhia inclui obras de pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto.

A construção de unidades habitacionais é a atividade central da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), porém não é a única. Em três anos e meio, a Companhia implementou a pavimentação de 11,5 quilômetros de ruas, o equivalente à distância entre a Praça Tiradentes, no centro, e o Terminal do Boqueirão.
 
Para possibilitar a entrega de moradias e melhorar a qualidade de vida de famílias que habitam locais atendidos por projetos de urbanização e regularização, a Cohab também executa obras de infraestrutura. Além da pavimentação de vias, foram implantados 15 quilômetros de redes de drenagem e mais 15 quilômetros de redes de água, esgoto e energia elétrica, em obras espalhadas pelas administrações regionais do Boa Vista, Cajuru, CIC, Matriz e Pinheirinho.

O total investido em contratos da Cohab para obras de infraestrutura no período chega a R$ 8,8 milhões – recursos da Prefeitura, do governo federal, do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “O programa habitacional do município envolve uma série de intervenções que se complementam, com objetivo de melhorar as condições de vida dos moradores”, explica o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Locais atendidos
Os trabalhos compreendem melhorias em áreas de ocupação consolidada que estão em processo de urbanização e também empreendimentos destinados ao reassentamento de famílias que vivem em condição de risco.

Na primeira situação, as obras acontecem em locais nos quais não há risco nem restrições para o uso habitacional e, por isso, é permitida a permanência das famílias. Caso das Vilas Bela Vista da Ordem e Beira Rio, no Tatuquara; Torres, no Prado Velho; Audi e União, no Uberaba; Lorena, no Guabirotuba; Nori, no Pilarzinho; Acrópole e Menino Jesus, no Cajuru.

O segundo tipo de intervenção, garante a infraestrutura em novos loteamentos, construídos para abrigar famílias que vivem em condições insalubres em locais com restrições habitacionais, geralmente nas margens de rios. Antes da construção das novas casas, a Cohab executa abertura e pavimentação de ruas e implantação do sistema de drenagem, além de contratar a instalação das redes de água, esgoto e energia elétrica, em parceria com as concessionárias Sanepar e Copel.

Estas obras beneficiaram os empreendimentos Moradias Arroio, na CIC; Moradias Maringá I e II, no Cachoeira; Moradias União Ferroviária, no Uberaba; Moradias Alamanda e Ouro Velho, no Cajuru.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera