Projeto da Cohab incluído entre as Melhores Práticas da Caixa

    O programa de urbanização de áreas irregulares e reassentamento de famílias foi incluído pela Caixa Econômica Federal entre as 20 melhores práticas do país

     

    O programa de urbanização de áreas irregulares, reassentamento de famílias em situação de risco e recuperação ambiental das margens de rios que está sendo desenvolvido pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab)  em 42 Vilas da cidade foi incluído pela Caixa Econômica Federal entre as 20 Melhores Práticas em Gestão Local. O presidente da Companhia, Mounir Chaowiche, recebeu, na noite desta quarta-feira (9), em Brasília, certificado de premiação, em solenidade realizada no Teatro da Caixa, com a presença do presidente Lula, da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da presidente da Caixa, Maria Fernanda Ramos Coelho.
    O prêmio Melhores Práticas em Gestão Local é promovido a cada dois anos e é dirigido para às áreas de habitação, saneamento, meio ambiente, urbanismo e infraestrutura. Todos os projetos inscritos contam com financiamento do governo federal. Esta foi a sexta edição do prêmio, cuja criação foi inspirada num evento similar, o “Best Practices and Local Leadership Programme”, organizado pelo Habitat, organismo da ONU que estuda os assentamentos humanos. As duas premiações têm o objetivo de estimular no Brasil e no mundo práticas capazes de provocar mudanças sociais e reduzir as desigualdades. Participaram do prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, 203 projetos de todo o país.
    Os critérios utilizados na seleção dos projetos inscritos levaram em conta o impacto na comunidade; a existência de parcerias (em especial com a participação dos moradores beneficiados); a sustentabilidade; a liderança e fortalecimento da comunidade; a igualdade de gênero; a inclusão social; a inovação no contexto local e a replicabilidade.
    Os 20 projetos finalistas foram apresentados em vídeo durante a solenidade de premiação em Brasília. Em Curitiba, a produção do material audiovisual, com captação de imagens e de depoimentos dos principais envolvidos no programa de urbanização e reassentamento (técnicos, autoridades e moradores das áreas atendidas) aconteceu no mês de outubro.
    O programa de Curitiba, batizado no evento como “A Casa e o Rio” é o mais amplo projeto de intervenção em áreas irregulares realizado no município. Ele beneficia cerca de 10 mil famílias, das quais 6 mil sairão da margem dos rios e passarão a morar em casas ou sobrados construídos pela Cohab. As outras 4 mil famílias receberão os benefícios da urbanização. Os projetos estão sendo realizados de forma integrada, com apoio de outros órgãos da estrutura da Prefeitura. A intervenção tem um forte componente ambiental e inclui também um trabalho social consistente que visa garantir a participação da comunidade e a sustentabilidade da atuação.
    Com o reassentamento das famílias, 32 quilômetros de margens de rios que hoje estão sofrendo os efeitos da ocupação indevida serão liberados e recuperados.
     

     

    « voltar
     

    Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

    Desenvolvido por GPA'prospera