Publicado em 1/13/2017 5:37:31 PM

Eleição define representantes dos movimentos sociais no Fundo Municipal de Habitação

As entidades que participaram da votação tiveram que comprovar, por meio de documentação, atuação na área habitacional há mais de um ano

A Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam) e a União das Associações de Moradores, Clubes de Mães, Entidades Beneficentes, Esportivas e Sociais da Regional Cajuru (Uamcebes) foram as entidades eleitas nesta sexta-feira (13) para representar os movimentos populares no Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). A votação ocorreu em sessão pública realizada no auditório da sede da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

As entidades que participaram da votação tiveram que comprovar, por meio de documentação, atuação na área habitacional há mais de um ano. No processo eleitoral a Femoclam esteve representada por Nilson Elísio Pereira e a Uamcebes por Neemias Portela. Cada uma das eleitas vai indicar um membro titular e um suplente para participar do conselho gestor. O mandato dos conselheiros será de dois anos, com a posse marcada para 15 de março.

“Nós vamos focar nossa atuação em aproximar as comunidades da Cohab, trabalhando sempre com transparência nos projetos realizados pelo Fundo Municipal de Habitação”, afirma Pereira. “O objetivo da participação popular no Fundo é fiscalizar a aplicação dos recursos e lutar por melhorias para as comunidades mais carentes da cidade”, completou Portela.

O Conselho Gestor do FMHIS tem caráter deliberativo e é formado por representantes do executivo e legislativo municipais e da sociedade civil organizada. Entre outras atribuições, os seus membros definem a destinação de recursos do Fundo, acompanham e avaliam a execução de programas habitacionais. A sua principal receita é o mecanismo do solo criado. Ele prevê pagamento pelas empresas de construção civil para aumento do potencial construtivo dos empreendimentos.

A presidência do conselho gestor é exercida pelo vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel. Fazem parte do conselho a Cohab, o Ippuc, Secretaria Municipal de Finanças, Câmara Municipal, setor produtivo da construção civil e movimentos populares.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera