Publicado em 2/3/2017 11:14:32 AM

Cohab prepara famílias para deixar beira de rio e viver em casas novas

Moradias Arapoti, no CIC, será destinado para 37 famílias que vivem na bacia do Barigui

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) está auxiliando 37 famílias que vivem em beira de rio a se prepararem para a tão esperada mudança para a casa nova. Nas próximas semanas, elas receberão as chaves de suas moradias, localizadas no Conjunto Arapoti, empreendimento construído com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, na CIC.

Os beneficiados moram, atualmente, em áreas de risco na Bacia do Rio Barigui. O serviço social da Cohab acompanha as famílias nos preparativos, presta apoio durante a mudança e também realiza trabalho de pós-ocupação, com objetivo de facilitar o processo de adaptação à nova realidade em que as famílias serão inseridas.

“No setor da habitação, não basta construir e entregar casas e apartamentos. É importante o trabalho educativo e de preparação que é feito com as famílias, para que estejam prevenidas em relação a seus novos compromissos como proprietárias de imóveis regulares perante o município”, afirma o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Neste momento que antecede a mudança, os moradores estão sendo orientados em relação à demolição da moradia antiga. Nos projetos de reassentamento, logo depois que o caminhão parte levando a mudança, as casas situadas nas áreas irregulares são demolidas – para evitar que sejam novamente ocupadas.

“Nesta semana estamos conversando com os moradores para que eles se organizem para retirar da casa antiga itens que tenham valor de venda ou possam ser reutilizados, como janelas, portas, telhas em bom estado”, explica a coordenadora do projeto social da Bacia do Barigui, Tereza Gomes.

O técnico em eletrônica Claudemir Gabriel da Silva, 51 anos, mora há três décadas em uma casa de madeira nas margens do Rio Barigui, na Vila Nossa Senhora da Paz. Ansioso pela mudança, ele conta das dificuldades de morar à beira do rio. “Quando chove forte isso aqui enche, alaga tudo. Fica difícil manter a casa limpa e ainda tem os ratos, que transmitem doença. Fui conhecer o conjunto novo e gostei muito, é tranquilo, seguro”, diz ele, que mora com a esposa e os três filhos.

Conjunto

As 37 unidades habitacionais foram construídas com recursos de R$ 1,7 milhão oriundos do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. O terreno onde foi construído o conjunto foi adquirido com recursos próprios da Cohab, no valor de R$ 1,9 milhão.

O empreendimento vai atender famílias que vivem nas vilas Bom Menino, Morro da Esperança, Recanto da Paz, Rigone, Nossa Senhora da Paz e Nova Rebública – ocupações irregulares espalhadas pela Bacia do Rio Barigui.

O aparecimento de cobras e o perigo de uma criança cair no rio são as principais preocupações da camareira Rosângela Schier, 41 anos, moradora há 15 de uma precária residência de madeira nas margens do rio. “Moro com minha filha e os netinhos, então não consigo sossegar pensando que uma das crianças pode cair no rio. Rato é o que mais tem, mas também já vimos muitas cobras. É uma vida difícil, de tanta umidade a casa está apodrecendo”, ressalta.

Como parte do trabalho de preparação, o serviço social da Cohab organizou uma visita dos futuros habitantes ao Moradias Arapoti, que está em fase de conclusão. “Ficou ótimo, as casas estão lindas, a grama plantada, tudo muito bem cuidado. Vai dar gosto de receber as visitas, porque agora vou conseguir manter a casa limpa e organizada. Estou contando os dias para mudar”, afirma Rosângela.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera