Publicado em 2/9/2017 5:57:15 PM

Cohab e Defensoria Pública reforçam ações de regularização fundiária

O trabalho integrado reforçará ações para garantir o direito dos cidadãos de ter uma moradia digna

Uma nova parceria está sendo celebrada entre a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e o Núcleo Itinerante das Questões Fundiárias e Urbanísticas (Nudepi), da Defensoria Pública do Paraná, para tornar mais ágeis os processos de regularização fundiária no município.

O trabalho integrado reforçará ações para garantir o direito dos cidadãos de ter uma moradia digna e o apoio aos processos necessários para o reassentamento de famílias que vivem em áreas de ocupação irregular. As duas equipes estiveram juntas nesta quinta-feira (9) na Vila Parolin, uma das ocupações mais antigas da cidade.

O presidente da Cohab, José Lupion Neto, explicou a parceria. “Vamos intensificar ações que garantam melhor qualidade de vida para famílias que moram precariamente e sem infraestrutura em áreas de preservação que acabam degradadas, assim como recuperar ambientalmente estes espaços”, disse Lupion.

Uma ação prevista é a participação do Nudepi nos reassentamentos, colaborando, por exemplo, nos casos de famílias que precisam ser transferidas para novas moradias. Obras como pavimentação de ruas, implantação de rede de água e esgoto e recuperação ambiental de margens de rios só podem ser iniciadas após a transferência das famílias para moradias seguras.

Para o coordenador do Nudepi, Ricardo Menezes a parceria criará um importante espaço para que a defensoria faça a mediação entre os moradores de áreas de ocupação irregular e a Cohab. “Trabalharemos de forma planejada para que os processos de regularização aconteçam de forma extrajudicial e priorizando as questões coletivas”, disse Menezes.

Na visita técnica à Vila Parolin, as equipes da Cohab e Nudepi percorreram ruas que integram o projeto de urbanização do local, iniciado em 2007. O trajeto foi acompanhado pelo líder comunitário Edson do Parolin, o pastor Rodolfo Loewen, a defensora pública auxiliar do Nudepi, Olenka Lins e Silva, e o diretor de Relações Comunitárias da Cohab, Rafael Enes.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera