Publicado em 5/18/2017 11:52:54 AM

Mais de 80% dos domicílios do Tatuquara são imóveis entregues pela Cohab

Além dos empreendimentos habitacionais, a Cohab também realizou no Tatuquara obras de infraestrutura com a pavimentação de vias, redes de drenagem, água e esgoto.

O desenvolvimento do bairro Tatuquara, na região Sul de Curitiba, está fortemente ligado ao trabalho da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Dos 16 mil domicílios contabilizados no bairro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,) 12,9 mil foram destinados pelo programa habitacional do município para famílias atendidas pela Cohab ao longo dos anos.

Quase a metade das moradias foram entregues na primeira gestão do prefeito Rafael Greca. “Eu tive a felicidade de viabilizar grandes projetos de habitação para o Tatuquara na década de 1990. Entreguei mais de 5.100 unidades habitacionais em empreendimentos como o Moradias da Ordem, Santa Rita, Santa Cecília e Moradias Paraná. Estes conjuntos impulsionaram o crescimento da região”, lembra Greca.

Além dos empreendimentos habitacionais, a Cohab também realizou no Tatuquara obras de infraestrutura com a pavimentação de vias, redes de drenagem, água e esgoto.

Em fase final de obras, o residencial Theo Atherino será o próximo conjunto do programa habitacional do município a ser entregue no Tatuquara. O empreendimento conta com 240 unidades habitacionais, das quais metade será destinada para inscritos na fila da Cohab com renda até R$ 1,6 mil (faixa 1) e a outra metade para famílias oriundas de ocupações irregulares em situação precária.

As chaves já deveriam ter sido entregues aos beneficiados na gestão anterior, mas aconteceram atrasos e os prazos não foram cumpridos. O condomínio formado por 15 blocos com quatro pavimentos cada, salão de festas, parquinho infantil, área de estacionamento e recreação representa investimentos de R$ 16 milhões, oriundos do programa Minha Casa Minha Vida e do Governo do Estado.

“Pegamos a Prefeitura com muitos problemas nos contratos da Cohab e felizmente já conseguimos a certidão de tributos federais e as obras estão sendo retomadas para beneficiar a população que mais necessita”, destaca o prefeito.

Histórico

O primeiro empreendimento habitacional entregue pela Cohab no Tatuquara foi o Moradias Palmeiras, em 1981, composto por 300 casas. Contudo, durante a década de 1980, a produção habitacional do município estava voltada para outras localidades, como Cajuru, CIC e Boqueirão. No Tatuquara foi construído somente mais o Moradias Lisboa, com 59 casas entregues em 1988.

A partir dos anos 90, a ocupação da região foi intensificada com a implantação de grandes loteamentos, como o Moradias Dona Linda, com 226 lotes, e o Moradias da Ordem, formado por 1,4 mil lotes. Em 1995, o Moradias Santa Rita consolidou a ocupação do bairro com mais 2,8 mil unidades habitacionais.

No final da década de 1990 e início dos anos 2000, o Moradias Monteiro Lobato abrigou moradores que viviam em situação de risco e, juntamente a outros conjuntos, como o Evangélicos, deu continuidade ao crescimento do bairro. O projeto de urbanização da Vila Terra Santa também contribuiu para a construção da paisagem urbana do Tatuquara.

A criação do programa Minha Casa Minha Vida, a partir de 2009, garantiu a sequência da ocupação da região com a entrega dos Residenciais Vila Mariana, Boa Esperança I, II e III, além do Moradias Cerâmica. “O Tatuquara é um bairro que cresceu impulsionado pela atuação da Cohab ao longo das décadas. Hoje atuamos integrados a outras secretarias para assegurar que todos os serviços da Prefeitura estejam acessíveis para os cidadãos da região”, afirma o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera