Publicado em 9/4/2017 11:10:08 AM

Prefeito entrega escrituras e autoriza obras em canais da Regional Cajuru

A Cohab realizou a entrega de títulos de propriedade para 34 famílias que vivem em 11 áreas da região.

Demandas sobre drenagem, dragagem, limpeza de rios e obras para a melhoria viária dos bairros que compõe a Regional Cajuru foram autorizadas nesta sexta-feira (1/9), pelo prefeito Rafael Greca, durante encontro com moradores da região. Realizada na Rua da Cidadania, a reunião serviu também para a entrega de títulos de propriedade para 34 famílias que vivem em 11 áreas da região.

As escrituras definitivas concedem a posse dos imóveis aos proprietários que finalizaram contratos com a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Foi a segunda vez, em seis meses, que Greca e o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, Eduardo Pimentel, estiveram juntos na Regional para ouvirem o que os moradores dos bairros Cajuru, Capão da Imbuia, Guabirotuba, Jardim das Américas e Uberaba consideram prioridades para a região.

“Saímos do Cajuru com a certeza do dever cumprido”, disse o prefeito, ao ressaltar a importância de estar nos bairros para ouvir o que é fundamental às pessoas e regular a qualidade dos serviços públicos. “Atendemos muitas demandas de drenagem e dragagem dos canais extravasores e limpeza de bueiros. O Cajuru é uma área de muitos rios, é o berço do Iguaçu”, disse o Greca.

Às famílias que vivem nas áreas conhecidas como Núcleo Habitacional Oficinas, Oficinas, Moradias Marumbi I e II, Bela Vista, Vila União Ferroviária, Vila Solitude II, Vila Cajuru II, Vila Cajuru V, Moradias Araguaia e Moradias Reno, contempladas com os títulos de propriedade, o prefeito falou sobre a importância da posse e do domínio de um imóvel.

“Em nove meses entregamos 850 títulos de propriedade e faremos muito mais ao longo da gestão. Estamos começando um mutirão envolvendo Cohab e Curitiba S/A para intensificar a entrega de outras centenas de documentos”, disse Greca.

Para a dona de casa Andreia Luz de Souza Moreira a escritura do terreno onde vive há sete anos, na Vila Cajuru, foi conquistada em bom momento. “Com o documento vamos dar a entrada em um financiamento para reformar e melhorar a casa. Vamos caprichar porque será o bem que vamos deixar para o nosso filho”, disse Andreia.

A entrega das escrituras definitivas de propriedade, explicou o presidente da Cohab, José Lupion Neto, é a última etapa do trabalho da Cohab em prol da população atendida nos projetos de urbanização. “Tanto nas ocupações irregulares que têm a planta aprovada junto ao município, como também nos empreendimentos construídos para reassentar famílias que são transferidas de áreas de risco social.”

Remanso

A implantação de um remanso na Rua Capitão Leônidas Marques, em frente à Associação da Caixa Econômica Federal, no Uberaba, foi a solicitação apresentada pelos diretores da entidade. A obra será feita pela associação, com recursos próprios, e servirá para dar maior comodidade aos motoristas que precisarem estacionar na região, além de garantir limpeza de uma área que estava servindo como depósito de entulhos. “A administração sempre apoiará as parcerias que fazem bem para a cidade”, disse o prefeito, ao agradecer o envolvimento da diretoria do órgão.

Vilmar Smidarle, José Tanaka e Jesse Krieger saíram satisfeitos com a agilidade do prefeito e equipe na aprovação da obra. “É a atitude de um prefeito que administra ao lado da população, ouvindo e atendendo o que de fato complica em melhoria no dia a dia das pessoas”, disse Jesse.

Canais extravasores

A Rua Capitão Leônidas Marques foi discutida novamente a partir da solicitação apresentada pelo presidente da Associação de Moradores da Vila Jardim União, Altair Góis, que reivindicou a limpeza dos canais extravasores.

Acompanhado pelo vereador Hélio Wirbiski e pelo blogueiro Jeferson Sales, o representante da comunidade gostou da proposta de ação apresentada pelo prefeito, que inclui a limpeza dos rios da região, a dragagem dos canais, o estudo para implantação de um sistema de bombeamento no Parque a Imigração Japonesa, além de novos projetos ambientais na área do bolsão Audio-União.

“Foram soluções que resultaram de um bom bate-papo com o prefeito que foi receptivo e teve interesse em resolver as questões que apresentamos”, disse Altair.

Outra solução foi dada aos representantes do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) Jardim das Américas e Associação de Moradores e Amigos do Jardim das Américas (Amajan), Luiz Henrique Besciak, Joél Lobo e José Carlos Mendes. Com o objetivo de reduzir os acidentes na Avenida Comendador Franco, requisitaram correção no retorno que há em frente ao número 444, da via.

Como resposta, obtiveram a garantia de elaboração de um projeto que será feito pela Setran para aumentar a segurança na região. “Não é a primeira vez que apresentamos a demanda ao município, mas saímos daqui com a certeza de que desta vez as medidas serão tomadas porque houve interesse em estudar nossa solicitação”, disse Besciak.

Galerias de água

Outras demandas atendidas pelo prefeito foram a limpeza do canal de escoamento na Rua Tanimatsu Hamasaki, na Vila Icaraí, limpeza de caixa de contenção na Rua Durval Morais com Joaquim Amaral, no Jardim das Américas, contenção de erosão na Rua Olindo Caetani, sondagem de galeria na Rua Emílio Bertolini, implantação de galeria de águas na Rua Rodrigues Lima com sinalização e recomposição de acostamento da via, pintura de faixa de sinalização e substituição de placa.

Acompanharam a reunião o coordenador das administrações regionais, José Dirceu de Matos, o administrador regional do Cajuru, Márcio Nunes, e os vereadores Cristiano Santos, Dr Wolmir, Fabiana Rosa e Serginho do Posto e o decano da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, irmão Frederico Unterberger.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera