Publicado em 10/5/2017 3:39:34 PM

Banco de dados da Cohab subsidia política habitacional

Um sistema informatizado, está subsidiando ações da política habitacional do município.

Um sistema informatizado, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), está subsidiando ações da política habitacional do município. Trata-se de um completo banco de dados a respeito da situação de famílias que habitam áreas de risco e ocupações irregulares em Curitiba.

Denominado Regula Net, o sistema foi apresentado por técnicas da Cohab no IX Congresso Brasileiro de Direito Urbanístico, nesta quarta-feira (03/10), em Florianópolis, como parte do grupo de trabalho Direito à Moradia Adequada, Políticas e Programas Habitacionais de Interesse Social. “O sistema foi considerado referência para outras companhias de habitação, pois permite a elaboração de um completo diagnóstico socioeconômico das áreas prioritárias para intervenções do poder público”, explica a assistente social da Cohab, Danieli Kiefer.

O Regula está sendo usado nas duas principais ações do município em favor de famílias em situação precária - na Vila Portelinha, no Santa Quitéria e Vila 29 de Outubro, no Caximba. Ele será aplicado em todas as áreas de intervenção. “Para atuar com eficiência nestas localidades, anteriormente é preciso mapear o território e conhecer com detalhes as histórias e necessidades das famílias. Neste processo, o sistema desenvolvido pela Cohab é um instrumento que agiliza o trabalho e permite adequação dos projetos à realidade de cada comunidade”, diz o prefeito Rafael Greca.

A ferramenta organiza a coleta de informações e permite a criação de metodologias que ampliem a adesão dos moradores aos projetos. “O sistema estrutura indicadores que norteiam as intervenções prioritárias do município nas áreas de risco social. Também pode ser utilizado como fonte de dados para trabalhos acadêmicos, projetos institucionais da iniciativa pública e privada”, afirma o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Monitoramento

Além de embasar a elaboração de projetos, o Regula auxilia no monitoramento durante a execução das ações e também após a conclusão. As informações coletadas são compiladas e os indicadores extraídos com agilidade. “Com um clique podemos saber de uma comunidade o percentual de pessoas com deficiência, de mães únicas provedoras, de desempregados, que benefícios do governo recebem, quais equipamentos e serviços públicos utilizam e muitas outras informações”, ressalta Lupion.

Após a conclusão dos projetos, com o reassentamento de moradores das áreas de risco em novas moradias, o sistema recebe o questionário de satisfação do morador, no qual é possível verificar a percepção dos beneficiados em relação a nova moradia, ganhos e perdas, a inserção nos serviços e programas, comparando com a situação original a fim de extrair os resultados de cada projeto. “E desta maneira nossa amada Curitiba segue avançando, em especial para os que mais precisam”, destaca Greca.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera