Richa assina contrato para construção de mais 3.540 casas do programa habitacional

    O prefeito Beto Richa assinou em dezembro 2009 contratos para a construção de 3.540 casas, apartamentos e sobrados, nos bairros Tatuquara, Ganchinho, Cachoeira, CIC e Santa Cândida.

     

     

     

    O prefeito Beto Richa assinou em dezembro de 2009 contratos para a construção de 3.540 casas, apartamentos e sobrados, nos bairros Tatuquara, Ganchinho, Cachoeira, CIC e Santa Cândida. Participaram da assinatura o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, os superintendentes da Caixa Econômica Federal na região Sul, Hermínio Basso, e em Curitiba, Celso Matos, além do presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mounir Chaowiche.

    "Este será um grande presente para população de Curitiba e irá beneficiar quem mais precisa de moradia. Estamos fazendo uma verdadeira revolução na área da habitação em Curitiba, com o maior programa das últimas duas décadas. Para isso, estamos somando esforços do governo federal, que tem participado com recursos, e da iniciativa privada,que vai executar os empreendimentos", disse o prefeito.

    A construção das 3,5 mil unidades vai significar um investimento de R$ 177,3 milhões, com recursos da Prefeitura e do governo federal. As casas, sobrados e apartamentos serão destinadas a famílias inscritas no cadastro da Cohab, com renda entre um e seis salários mínimos, e famílias que vivem em situação de risco em ocupações irregulares.

    O ministro Paulo Bernardo enalteceu o papel da Prefeitura na implantação dos programas federais de moradia. "As obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para urbanização de favelas em Curitiba são visíveis para quem sobrevoa a cidade e, agora, com as novas contratações, vamos ampliar a parceria. Com isso, vamos proporcionar uma mudança extraordinária na vida das pessoas", falou.

    Convênio: A contratação de 3,5 mil unidades é resultado de convênio assinado em abril deste ano para implantação do programa Minha Casa, Minha Vida em Curitiba. A Prefeitura concedeu incentivos construtivos e fiscais às empresas, a Cohab organizou a demanda de famílias com renda de até seis salários mínimos e deu apoio na elaboração e aprovação dos projetos, a Caixa Econômica Federal irá liberar os recursos e a iniciativa privada viabilizou as áreas para as construções e vai executar as obras. "A união de todos os segmentos é fundamental para o avanço do programa habitacional do município", disse Chaowiche.

    Os empreendimentos que fazem parte do pacote assinado nesta quarta-feira são os Residenciais Vila Mariana, com 224 apartamentos; Residencial Boa Esperança I, II e III, com 604 sobrados e 23 casas; Moradias Cerâmica, com 172 sobrados e 22 casas (os três empreendimentos no bairro do Tatuquara); Residencial Parque Iguaçu I, II e III, com 768 apartamentos, 83 casas e 560 sobrados, no Ganchinho; Residencial Ilha dos Pinheiros, com 216 apartamentos, no Cachoeira; Residencial Floresta Santa Cândida, com 192 apartamentos, no Santa Cândida; Residencial Ilha do Mel e Residencial Cerro Azul, ambos com 288 apartamentos e localização na CIC.

    Do total de unidades produzidas, 1.976 apartamentos estão destinados a famílias inscritas no cadastro da Cohab, sendo 992 para famílias com renda de até três salários e 984 para famílias com rendimento entre três e seis salários. As outras 1.564 unidades (entre casas e sobrados) irão atender famílias que vivem em situação de risco em ocupações irregulares.

    As novas contratações irão se somar aos 320 apartamentos financiados pelo programa Minha Casa, Minha Vida que estão com a construção em andamento nos bairros do Sítio Cercado e da CIC. Além disso, mais 158 unidades, em dois empreendimentos, serão assinadas na próxima semana, completando 4.018 casas, apartamentos e sobrados contratados em 2009. Os investimentos nas obras serão, então, superiores a R$ 300 milhões.

    Participaram da solenidade de assinatura de contratos o vice-prefeito Luciano Ducci, os vereadores Mário Celso, Pedro Paulo, Algacy Tulio, Noemia Rocha, Tico Kuzma, Luis Felipe Braga Cortes, Serginho do Posto, professora Josete, o deputado estadual Valdir Rossoni, o deputado federal Eduardo Sciarra e a esposa do ministro Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann.

     

     

     

     

     

    .

    « voltar
     

    Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

    Desenvolvido por GPA'prospera