Publicado em 3/9/2010 5:11:00 PM

    Casa nova, vida nova

    O prefeito Beto Richa também visitou o conjunto habitacional Moradias Jandaia, que está sendo implantado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), com 405 imóveis.

     

    O prefeito Beto Richa também visitou o conjunto habitacional Moradias Jandaia, que está sendo implantado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), com 405 imóveis. "Estamos colocando aqui famílias que viviam nas ocupações Vila Nova, Campo Cerrado e 23 de Agosto e já temos casos exemplares, de famílias que mudaram de vida", disse o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche.

    O prefeito conheceu uma moradora exemplar do conjunto, a dona de casa Ana Maria Jacinto, que tem uma casa adaptada, com rampa de acesso da rua até a porta de casa, para atender um filho deficiente. "Mal posso acreditar que saí daquela beira de rio, com enchente, rato, barata e hoje vivo nessa casa linda. Já estou até colhendo beterraba, repolho, abobrinha e outras coisas da minha horta. Isso aqui é uma bênção", disse ela.

    A horta da casa da dona Ana foi desenvolvida por meio de uma parceria das secretarias municipais do Meio Ambiente e do Abastecimento, como forma de melhorar a alimentação das pessoas que vivem na região e também participam de outros programas oferecidos pelo município.

    Outro morador empolgado com a visita do prefeito é o vendedor Roberto de Oliveira, o QBoa. "Graças a você prefeito eu tenho tudo isso e posso sentir orgulho de recebê-lo nesta casa maravilhosa, depois de morar quase oito anos na beira do Ribeirão dos Padilha. Minha casa está de portas abertas. Muito obrigado", disse Qboa.

    A execução do Moradias Jandaia significa um investimento de R$ 6,7 milhões. Os recursos para as obras são do município e do governo federal. Este valor não inclui o custo de implantação do loteamento, que foi implantado dentro do programa de parceria com a iniciativa privada da Cohab. O empreendimento foi criado para receber moradores das Vilas 23 de Agosto, Campo Cerrado e Osternak (314 famílias), Ulisses Guimarães (54 famílias) – ocupações localizadas na abrangência da bacia do Ribeirão dos Padilha –  além da Vila Nova (35 famílias) – área que fica na bacia do rio Iguaçu.

    As famílias que se mudaram para o Moradias Jandaia ganharam uma nova condição de vida, pois deixaram uma situação de risco e insalubridade na margem do rio. A maior parte dos reassentados saiu da Vila 23 de Agosto, localizada no mesmo bairro, uma das mais precárias ocupações da cidade. Lá, as casas foram construídas na faixa de preservação do ribeirão dos Padilha, num terreno baixo, e, por isso, os moradores enfrentam alagamentos a qualquer chuva que cai na cidade.

    No Moradias Jandaia, as famílias estão morando em casas de alvenaria com até três quartos, próximo à Administração Regional do Bairro Novo, em região que conta com infraestrutura e equipamentos comunitários implantados pelo município, como escola, unidade de saúde, creche, CRAS e Armazém da Família.  
     

     

    « voltar
     

    Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

    Desenvolvido por GPA'prospera