Publicado em 3/12/2010 11:31:55 AM

    Projeto da Vila Parolin é premiado em Minas Gerais

    A intervenção na área, em andamento, foi premiada pela Associação Brasileira de Cohabs com o “Selo de Mérito”, que destaca as melhores práticas em habitação

     

    O projeto de urbanização que a Prefeitura está desenvolvendo na Vila Parolin recebeu na noite desta quinta-feira (11) o prêmio “Selo do Mérito” da Associação Brasileira de Cohabs (ABC). A entrega ocorreu durante a solenidade de abertura do 57º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, em Belo Horizonte.

    O presidente da Cohab, Mounir Chaowiche, recebeu a premiação no evento que reúne representantes das companhias habitacionais de todo país e secretários de habitação de estados e municípios. O presidente da Associação de Moradores e Amigos da Vila Parolin, Edson Rodrigues, também estava presente e fez a apresentação do projeto aos participantes do Fórum.

    O prêmio “Selo do Mérito” foi criado pela ABC para incentivar a adoção de projetos de moradia que aliem inovação, alcance social e sustentabilidade ambiental. Este é a 12ª edição da promoção e teve a participação de 22 instituições, entre Cohabs e secretarias de habitação, com 38 projetos. Curitiba concorreu na categoria de projetos com abrangência regional e foi incluída entre os cinco melhores do país.

    “É mais um reconhecimento à qualidade do programa habitacional desenvolvido em Curitiba”, diz o prefeito Beto Richa. O projeto da Vila Parolin atua numa das mais antigas e complexas áreas de sub-habitação da cidade e prevê o atendimento a 1.507 famílias.

    A intervenção inclui obras de infraestrutura para 830 famílias que vão permanecer no mesmo local onde moram e construção de 677 casas e sobrados para reassentar moradores que estão em situação de risco ou insalubridade. Ao mesmo tempo, o projeto incorpora outros componentes, como a atuação social, com a participação da comunidade em todas as etapas de implantação, e a preservação ambiental, com a recuperação da margem do rio Vila Guaíra, que corta a Vila.

    “Pela primeira vez, em mais de 50 de existência, a Vila Parolin está recebendo uma ação da Prefeitura que contempla todas as suas deficiências. Por isso, a atuação no local está sendo feita de forma integrada, com o envolvimento de várias secretarias municipais, que dão suporte ao projeto da Cohab”, explica o presidente da Cohab.

    Este o terceiro ano consecutivo que Curitiba recebe o prêmio “Selo do Mérito”, da ABC. Nos anos anteriores, foram premiados o Plano de Regularização Fundiária em Áreas de Preservação Ambiental e as ações de urbanização e reassentamento de famílias em situação de risco do programa “Morar em Curitiba”, que está sendo desenvolvido simultaneamente em 42 áreas irregulares da cidade. 
     

     

    « voltar
     

    Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

    Desenvolvido por GPA'prospera