Prefeitura e Universidade Positivo Fazem Convênio Para Estágios

A Prefeitura de Curitiba e a Universidade Positivo assinaram um termo de cooperação

A Prefeitura de Curitiba e a Universidade Positivo assinaram um termo de cooperação técnica nesta sexta-feira (19) pelo qual estudantes do curso de arquitetura e urbanismo poderão fazer estágios na administração municipal em atividades relacionadas ao curso.

"Este é um novo modelo de estágio que permitirá aos acadêmicos desenvolver em conjunto com os professores, dentro da universidade, projetos de interesse do município", afirmou o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur. "Esses novos profissionais, que poderão vir a trabalhar no setor público, terão um olhar diferenciado para o conjunto da cidade, entendendo distorções, desigualdades, e ajudar a construir novas soluções para melhorar a qualidade de vida da população", afirmou.

O plano de trabalho inicial do convênio prevê a atuação dos estudantes em três áreas: regularização fundiária; patrimônio histórico e cultural da cidade; e monitoramento de uso e ocupação do solo. Para o avanço dos estudos e pesquisas envolvidos nesse projeto, a universidade terá acesso a todo o cadastro técnico integrado do município, de modo a facilitar os diagnósticos e o apontamento de soluções.

Além da secretaria de Urbanismo, os estudantes trabalharão com projetos da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), que já mantém uma parceria com a universidade no projeto de urbanização do Parolin, e com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

"A universidade mantém parcerias com a Prefeitura e isso tem três lados beneficiados: os alunos ganham experiência prática, nova visão da cidade e do mundo; a Prefeitura encorpa seus projetos e a população recebe melhores serviços", disse o reitor da universidade, José Pio Martins.

O presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Carlos Homero Giacomini disse que esse modelo de estágio cria uma nova maneira de relacionamento com a universidade. "O setor público precisa dessa formação mais ampla, dos conhecimentos modernos, que irão nos ajudar nas análises técnicas e nós daremos a eles o ambiente técnico organizado para conhecer seus futuros campos de atuação", disse Giacomini.

Participaram da solenidade de assinatura do convênio os secretários de Governo Municipal, Rui Hara; de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur; o presidente da Cohab, Mounir Chaowiche; o presidente do Imap, Carlos Homero Giacomini; e o diretor de planejamento do Ippuc, Ricardo Bindo.


 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera