Publicado em 3/23/2010 5:47:16 PM

Richa visita obra para reassentar famílias da margem do rio Atuba

As unidades beneficiam famílias que moram em situação de risco nas Vilas Higienópolis I, II e III e Paraíso

O prefeito Beto Richa visitou nesta terça-feira (23) as obras de construção do Moradias Jardim Alegre, no bairro de Santa Cândida. O empreendimento tem 415 casas e está destinado a famílias que vivem em situação de risco na margem do rio Atuba, nas Vilas Paraíso e Higienópolis I, II e III. A previsão é que a ocupação das unidades seja iniciada no mês que vem.

A visita teve também a presença do vice prefeito, Luciano Ducci, e do presidente da Cohab, Mounir Chaowiche. Localizado na estrada velha do Santa Cândida, numa área de 145,9 mil metros quadrados, o Moradias Jardim Alegre está sendo financiada com recursos da Prefeitura e do programa Pró-Moradia, do governo federal. O investimento é de R$ 12,5 milhões e inclui, além das casas, uma creche (CMEI), que irá atender à população reassentada.

As unidades do Jardim Alegre têm entre um e três quartos e terão ocupação definida em função da composição familiar. As mudanças devem ocorrer de forma gradativa, a medida que as casas ficam prontas. Na primeira etapa, deve ser feito o reassentamento de 79 famílias. Elas trocarão uma situação de insegurança na beira do rio por uma casa em um loteamento com toda infraestrutura e oferta de equipamentos públicos.

As Vilas Paraíso e Higienópolis I, II e III são ocupações que surgiram na década de 80, na região norte da cidade. Parte das casas foi construída na margem do rio, enfrentando risco de alagamento e também comprometendo o meio ambiente. São estas famílias que serão reassentadas. Após a saída das casas, está prevista a recuperação da faixa de preservação do rio, com o plantio de árvores e implantação de equipamentos de esporte e recreação, para evitar uma nova ocupação indevida.

 

 

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera