Ministro da Habitação dos EUA visita obra na Vila Audi

Ele veio conhecer programas habitacionais de Curitiba

O secretário geral do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano dos Estados Unidos (cargo equivalente ao de ministro no governo brasileiro), Shaun Donovan, visitou nesta quarta-feira (24) as obras de urbanização das Vilas Audi e União, que estão sendo realizadas pela Prefeitura no bairro do Uberaba. Ele estava acompanhado de assessores e do cônsul geral dos EUA em São Paulo, Thomas White.

O presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Mounir Chaowiche, foi o guia da visita e explicou à delegação americana a intervenção em andamento no local, que deve provocar uma profunda transformação nas condições de vida das famílias. Donovan disse que gostou da forma como a habitação é tratada no município, vinculada ao planejamento urbano e às demais políticas públicas e afirmou: “Curitiba tem muito a nos ensinar”. 

As Vilas Audi e União, ocupações surgidas em 1988 numa extensa área de cavas, ao lado do rio Iguaçu, entre a BR-277 e avenida das Torres, é uma das maiores e mais complexas ocupações da cidade. Abriga 3,1 mil famílias e vem sendo gradativamente urbanizada.

O projeto de urbanização inclui obras de infra-estrutura e de proteção contra inundações, para melhorar as condições locais para assentamento definitivo das famílias que estão em locais onde é possível o uso habitacional e reassentar na própria área aquelas que vivem em situação de risco ou insalubridade. Para isso, foram construídos canais de macro-drenagem e diques para contenção de cheias com um sistema de regulagem para entrada e saída de água.

Também foi executado aterro para produção de lotes e construção de equipamentos públicos e implantadas redes de drenagem, água, esgoto, energia elétrica e iluminação pública. Nesta área estão sendo construídas 419 casas, parte delas já entregues. O projeto também incluiu construção de uma creche e de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). 

Às obras de urbanização foi acrescentado o projeto de criação do Parque da Imigração Japonesa, que está em execução pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Com 800 mil metros quadrados, o parque está ao lado do rio Iguaçu, numa área que estava ocupada por casas. As famílias foram reassentadas em casas da Cohab.

A atuação nas Vilas Audi e União tem um custo de R$ 46,1 milhões, dos quais 24,1 milhões são recursos do município e o restante (R$ 22 milhões) é investimento do governo federal.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera