Publicado em 4/26/2010 5:12:00 PM

Luciano Ducci determina transferência de famílias da margem do Atuba

O prefeito Luciano Ducci determinou a transferência emergencial de 51 famílias da Vila Higienópolis, no Bairro Alto.

O prefeito Luciano Ducci determinou a transferência emergencial de 51 famílias da Vila Higienópolis, no Bairro Alto. Elas têm casas na margem do rio Atuba e foram afetadas pelas chuvas dos últimos dias. "O reassentamento estava previsto para o próximo mês, mas em função da situação crítica de alguns moradores, a mudança está sendo antecipada", afirmou Luciano Ducci. A transferência das famílias será feita na terça-feira (27).

As 51 famílias serão transferidas para o empreendimento Moradias Faxinal, que está sendo construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) no Santa Cândida para abrigar famílias da margem do rio Atuba. O reassentamento beneficiará 421 famílias, que moram nas Vilas Paraíso e Higienópolis 1, 3 e 3. A transferência das demais famílias será feita de forma gradativa.

As casas onde as primeiras 51 serão reassentadas estão prontas, mas a entrega das unidades dependia da conclusão de uma estação elevatória de tratamento de esgoto, que está sendo feita pela Sanepar.

Para permitir a transferência imediata das famílias, a Cohab vai adotar uma solução alternativa de esgoto, com fossa séptica, que funcionará provisoriamente, até que as obras da estação de tratamento sejam concluídas.

Para a mudança, a Cohab oferecerá apoio de transporte e mão-de-obra. As casas na beira do rio deverão ser desmontadas logo após a saída dos moradores para impedir uma nova ocupação. A definição das famílias que serão reassentadas em caráter emergencial leva em conta a gravidade da situação de cada uma. A previsão da Cohab é retomar os reassentamentos em meados do próximo mês, já com a estação de tratamento em operação.

O empreendimento Moradias Faxinal está localizado na estrada das Olarias e conta com infraestrutura de redes de água, energia elétrica, coleta e tratamento de esgoto, drenagem e ruas pavimentadas. As 421 casas do loteamento têm tamanhos diferenciados, com até três quartos. O investimento na obra é de R$ 8,7 milhões, com recursos da Prefeitura e financiamento do programa Pró-Moradia, do governo federal.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera