Publicado em 4/27/2010 2:37:23 PM

Prefeitura inicia transferência de famílias da margem do Rio Atuba

A Cohab retirou nesta segunda-feira (26) da Vila Higienópolis, ocupação irregular às margens do rio Atuba

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) retirou nesta segunda-feira (26) da Vila Higienópolis, ocupação irregular às margens do rio Atuba, as cinco primeiras famílias que sofreram com inundações provocadas pelas chuvas deste fim de semana. As famílias foram reassentadas no Moradias Faxinal, construído no bairro do Santa Cândida.

A relocação das famílias da margem do Atuba está sendo feita em caráter emergencial, já que as chuvas da semana passada agravaram a condição das casas que estão na faixa não edificável do rio. A transferência foi determinada pelo prefeito Luciano Duccci para prevenir novas ocorrências nos pontos mais vulneráveis da ocupação.

Nesta terça-feira (27), mais 25 famílias serão transferidas para o Moradias Faxinal. A previsão é completar, até o fim da semana, 61 reassentamentos. Em maio, serão mais 38 relocações.

A operação de transferência das famílias, coordenada pela Cohab, teve a participação da Administração Regional Boa Vista, da Fundação de Ação Social e da Secretaria Municipal da Saúde. A Prefeitura colocou à disposição dos moradores caminhões e ajuda de mão de obra para a mudança e também forneceu alimentação para as famílias.
 
O aposentado Djalma dos Santos e sua mulher Luíza Lima dos Santos foram um dos primeiros moradores a deixar a Vila Higienópolis e chegar à casa nova no Moradias Faxinal. Eles estavam há 12 anos na beira do rio e, segundo Luíza, viveram um pesadelo na última sexta-feira (23), quando a água do rio subiu e chegou quase na altura da cintura. "Foi terrível. Fomos levantando as coisas para salvar nossos pertences", contou ela, quando ainda estava na ocupação.

O motorista Marco Rodrigo Guedes e sua mulher Bruna, grávida de oito meses, também não quiseram esperar. Com 22 anos, ele nasceu e foi criado na Vila Hiegienópolis, mas disse que não sentirá saudades do lugar. "Até que enfim, tenho uma casa decente", falou.

Outro morador antigo da Vila, o pedreiro Hélio Alves Ramos, também estava satisfeito com a mudança, depois de viver 32 dos seus 40 anos de vida na área. Com a mulher Dilma e dois filhos, ele conta que não tinha sossego. "A gente vivia sempre alerta. Era só ameaçar chuva e já ficávamos com medo", lembrou. A mesma história é contada pela diarista Vera Aparecida Pinheiro dos Santos, que desde manhã contava as horas que faltavam para a mudança. "Estou muito nervosa, pois não quero mais ficar aqui", dizia ainda na Vila, enquanto carregava o caminhão.  
 
 O reassentamento da margem do rio Atuba beneficia um total de 415 famílias, das Vilas Higienópolis 1, 2 e 3 e Paraíso. O empreendimento Moradias Faxinal, destino dos reassentados, está localizado na estrada das Olarias e conta com infraestrutura completa, com redes de água, esgoto, drenagem, luz, iluminação pública, pavimentação. As casas têm até três quartos. A obra significa um investimento de R$ 8,7 milhões, bancada com recursos da Prefeitura e financiamento do programa Pró-Moradia, do governo federal.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera