Publicado em 6/1/2010 3:03:12 PM

Prefeito assina contrato para construir 560 apartamentos

A construção significará um investimento de R$ 32,9 milhões, com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal

 

O prefeito Luciano Ducci assinou nesta terça-feira (1) contrato para construção de 560 apartamentos do programa habitacional do município no bairro Cachoeira. Participam da assinatura, no auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), o superintendente da Caixa Econômica Federal em Curitiba, Luciano Valério Bello Machado, o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira e a presidente da FAS, Fernanda Richa.

"A habitação é um compromisso dessa gestão. Ela muda o panorama da cidade, transforma a realidade e muda para melhor a vida das famílias", disse o prefeito depois de assinar os contratos, em visita ao prédio da Cohab, na área central. Ele percorreu os diversos departamentos da Companhia, conversou com os técnicos, falou sobre detalhes dos projetos que estão em andamento e pediu empenho dos servidores para manter as metas do programa habitacional do município, que prevê o atendimento de cerca de 40 mil famílias, em quatro anos.

Os 560 novos apartamentos estão distribuídos em dois empreendimentos, os Residenciais Palmas de Ouro 1 e Palmas de Ouro 2. A construção significará um investimento de R$ 32,9 milhões, com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, liberados por meio da Caixa Econômica Federal. As unidades serão destinadas as famílias inscritas no cadastro da Cohab, com renda entre três e seis salários mínimos mensais.

De acordo com o superintendente regional da Caixa, Luciano Valério Bello Machado, o apoio do município tem sido fundamental para a implantação do programa em Curitiba. "Esta integração é importante para cumprir as metas estabelecidas e concretizar o sonho da casa própria para as famílias curitibanas", falou.

Os apartamentos, com dois quartos, serão construídos na rua David Bodziak. Os prédios com quatro pavimentos formarão dois condomínios dotados de área de estacionamento e de recreação, além de salão de festas com churrasqueira. Nas imediações, existem em funcionamento equipamentos comunitários como escola de 1º e 2º grau, creche e unidade de saúde.

A construção das unidades com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida está prevista em convênio assinado no ano passado entre a Prefeitura, Cohab e Caixa Econômica Federal. O documento prevê a atuação do município para implantação do programa federal para atendimento a famílias com renda até seis salários mínimos, com a participação da iniciativa privada, que viabiliza áreas para os empreendimentos e executa as obras. Os recursos são liberados pela Caixa e a Prefeitura, por meio da Cohab, agiliza os trâmites para aprovação dos projetos, identifica a demanda e realiza a comercialização das unidades. Além disso, a Prefeitura oferece às empresas participantes incentivos fiscais e construtivos.

Com este arranjo foi possível a contratação, em 12 meses (desde que foi lançado o programa Minha Casa, Minha Vida, em abril do ano passado), de 4.484 unidades (incluindo os dois Residenciais assinados nesta terça-feira).

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera