Publicado em 6/9/2010 4:14:47 PM

“Comunidade em Cores” muda o cenário da Vila Parolin

Moradias estão sendo revitalizadas para a satisfação da população

A Vila Parolin está ganhando um visual mais agradável graças ao programa “Comunidade em Cores”, da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e Prefeitura Municipal de Curitiba. Estão sendo atendidas, nesta primeira fase, 22 famílias que residem na rua Brigadeiro Franco e mais tarde o programa será levado também para a Vila das Torres, no Prado Velho.
O “Comunidade em Cores” está sendo desenvolvido com recursos da própria Cohab e prevê melhorias (como reboco, pintura e acabamento de fachadas) em casas localizadas em áreas em processo de urbanização, beneficiando famílias que vão permanecer nos mesmos locais onde moram.
“Estamos dando uma nova cara para a Vila Parolin e, com isso, os moradores valorizam mais o local e sentem-se estimulados a buscar novas melhorias para suas casas”, explica o prefeito Luciano Ducci.
O trabalho na Vila está sendo realizado por uma equipe que reúne arquitetos, engenheiros e assistentes sociais da Cohab, com apoio da Associação de Moradores local. 
Equipes da Cohab visitaram as casas e constataram junto aos moradores as prioridades de cada local. Além da pintura das fachadas (idéia original do projeto), foram realizados consertos em telhados, muros, janelas, calçadas e outros reparos que melhoram a qualidade de vida das famílias e o aspecto visual do bairro, sem custo algum para os moradores, valorizando a identidade da comunidade local e levantando a auto-estima das pessoas.

Mercado de cara nova - O casal Isaque Rodrigues de Souza e Dirce Ferreira dos Santos mora com os dois filhos na Vila Parolin há quatro anos. Eles residem na parte de cima de um sobrado, onde embaixo funciona o mercado Souza e Santos, bastante tradicional na região. “Meu pai montou o mercado há 28 anos”, conta Souza.
Sua fachada estava bastante desgastada, porém o casal não reunia condições para reformá-la. “Realmente estava feio. O pessoal da Cohab veio aqui e juntos montamos um projeto e escolhemos as cores. Foi feito reboco, chapisco e a pintura nova. Agora está uma beleza”, comemora Dirce.
O marido destaca outro aspecto desta ação. “Tudo fica mais bonito e agradável e isto incentiva os demais moradores a cuidarem melhor de suas casas, a arrumarem as suas fachadas por conta própria”, explica. “O pessoal aqui da rua está muito contente com o novo visual”, complementa.

Mais dignidade e conforto - Morador local há 20 anos, o lubrificador de automóveis Dinor Cordeiro Chevonica e sua família vinham enfrentando uma situação complicada. “Os vidros de minhas janelas estavam todos quebrados. Fiz um orçamento e para trocar sairia R$ 250,00. Não tínhamos como pagar esse valor. O pior era o frio que fazia dentro de casa”, relembra.
E este não era o único problema. A grade e o portão estavam danificados e a pintura externa já não mais existia. Para solucionar estas questões as grades foram trocadas por muro palito, os vidros foram todos substituídos, foi feito reboco, chapisco e pintura nova. E a reforma ainda não acabou. “Ainda serão arrumados o jardim e a calçada interna. É sensacional este trabalho. Todo mundo tem vontade de reformar, mas poucos têm recurso. Só tenho que agradecer ao pessoal da Cohab”, finaliza Chevonica.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera