Publicado em 6/15/2010 9:20:21 AM

Mutuário poderá escolher seguradora

A medida é válida para os contratos assinados depois do dia 16 de fevereiro deste ano e atende resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN)

Mutuários da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) que assinaram contrato depois do dia 16 de fevereiro deste ano poderão escolher a seguradora que irá emitir a apólice de seguro habitacional do seu financiamento. A medida está prevista na Resolução 3811/09, do Conselho Monetário Nacional (CMN), que determina as providências que deverão ser tomadas pelos agentes financeiros como a Cohab para colocar em prática esta opção.
Os mutuários terão duas alternativas à escolha: poderão manter a seguradora contratada pela Cohab através de concorrência pública, a Companhia Excelsior de Seguros, com uma apólice coletiva para cobertura securitária de seu financiamento, ou, se  desejar, poderão buscar no mercado segurador outra apólice de seguro habitacional, com cobertura para morte e invalidez permanente e para danos físicos no imóvel.
Neste caso, segundo prevê a Resolução do CMN, o próprio mutuário deverá pesquisar a seguradora e trazer à Companhia a proposta de apólice para aprovação. Para fazer a análise, o agente financeiro, segundo o parágrafo 2º do artigo 2º, irá cobrar uma taxa de R$ 100. A proposta apresentada deverá ter prazo de vigência igual à do período remanescente de contrato, valor de prêmio compatível com a capacidade de pagamento do mutuário, previsão de cobertura para morte e invalidez permanente e danos físicos no imóvel e indicação da Cohab como beneficiária.
Estão incluídos nos dispositivos da Resolução do CMN todos os novos contratos e também contratos antigos renegociados ou transferidos. Para facilitar o acesso a esta opção, a Cohab tem disponível em suas agências de atendimento um formulário padrão para que o mutuário possa formalizar a sua decisão. As agências da Companhia funcionam nas Ruas da Cidadania da Matriz, Boqueirão, Pinheirinho, Boa Vista, Fazendinha, Bairro Novo e nas sedes das Regionais do Cajuru e da CIC.  
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera