Publicado em 6/18/2010 1:53:29 PM

Moradores do Parolin na expectativa da casa nova

“Viver em um lugar melhor dá gosto de cuidar e manter a casa bonita”

Na próxima terça-feira (22), o prefeito Luciano Ducci entrega 35 unidades habitacionais para moradores da Vila Parolin que vivem em situação de risco às margens do rio Vila Guaíra. A entrega faz parte do programa municipal de reassentamento de famílias que vivem em condições insalubres em áreas de ocupação.


Na Vila Parolin serão reassentadas ao todo 677 famílias, das quais 101 já deixaram a beira do rio para morar em casas novas. “Para estas famílias a mudança de vida é radical. Casa nova significa dignidade e aos poucos o local vai perdendo a cara de favela”, afirma o prefeito.

Expectativa
Balbina Marques Nunes, 77 anos, reside há seis nas margens do rio. Convive com muitos problemas como o mau cheiro, os ratos e o maior deles – as inundações. Uma das 35 novas casas construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) será dela. “Minha vida vai mudar, estou feliz demais. Quem é que não gostaria de ganhar uma casa nova?”, afirma.


Outra que está na expectativa de receber sua nova moradia é Leuzina Lara Costa, 72 anos, dos quais 15 foram vividos na mesma casa de madeira, com os fundos para o rio. “O lugar é o mesmo, mas as paredes todas já tive que trocar mais de uma vez, porque apodrece com os alagamentos”, conta.


Ela recebe pensão do falecido marido e mora com o neto, que ajuda nas despesas. Sobre a vida de agora em diante, a esperança é de dias mais calmos. “Estou muito contente, nem acredito que vou para um lugar melhor. Morar numa casa nova dá gosto de cuidar, manter bonita, porque não estarei mais preocupada com as enchentes. Espero levar outra vida”, ressalta Leuzina.

Projeto de urbanização
A entrega das 35 casas faz parte do projeto de urbanização da Vila Parolin, que vai atender 1.507 famílias, das quais 677 serão reassentadas e outras 830 receberão em suas casas obras de infraestrutura. O projeto prevê também a construção de uma escola com 14 salas de aula e a recuperação ambiental do rio Vila Guaíra, hoje comprometido pela ocupação indevida das margens. Ao todo os investimentos ultrapassam R$ 43 milhões, oriundos da Prefeitura Municipal de Curitiba e do governo federal.


A obra integra o programa de urbanização de favelas e reassentamento de famílias em situação de risco, realizado pela prefeitura e Cohab, em parceria com o governo federal. “É o mais amplo programa de urbanização já realizado em Curitiba, com atuação simultânea em 43 vilas e benefícios para cerca de 11 mil famílias”, explica Luciano Ducci.

Serviço
Data: 22.06.2010 (terça-feira)
Horário: 15 horas
Local: Barracão da Associação de Moradores - rua Plácido e Silva, 860
Solenidade: Entrega de chaves no pátio do barracão, visita às unidades da rua Plácido e Silva/Nunes Machado, visita às obras do CRAS, localizado na esquina das ruas Francisco Parolin e Lamenha Lins.

 
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera