Publicado em 6/29/2010 3:17:34 PM

Famílias da margem do Atuba recebem casas no Moradias Faxinal

Entrega de unidades foi feita pelo prefeito Luciano Ducci, em evento que teve a participação de 100 famílias reassentadas

O prefeito Luciano Ducci participou nesta terça-feira (29) da entrega de casas do Moradias Faxinal, no Santa Cândida, para famílias que viviam em situação de risco na margem do rio Atuba, nas vilas Paraíso, Higienópolis I, II e III. O evento marcou a inauguração do empreendimento que foi construído especialmente para abrigar os reassentados e tem 100 das 415 casas ocupadas.
“As famílias deixam uma situação de insegurança e ganham uma nova condição, passando a integrar a cidade formal, contando com uma moradia digna e todos os serviços e equipamentos do município”, disse o prefeito. O evento contou com a participação do presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), João Elias de Oliveira, da administradora regional do Boa Vista, Janaína Gehr, do gerente regional da Caixa Econômica Federal em Curitiba, Adriano Borges Rezende, dos líderes comunitários Toninho Guedes e Amadeu Rocha,  e dos vereadores Jair Cezar e Julieta Reis.
Foram entregues nesta etapa 37 casas. Outras 63 haviam sido liberadas no final do mês de abril, em caráter emergencial, em função da situação crítica que parte das famílias da margem do rio Atuba enfrentou após um final de semana de fortes chuvas. A transferência desta vez será feita de forma gradativa, durante a semana. A Cohab oferece apoio de transporte e mão de obra para as mudanças.
O empreendimento Moradias Faxinal faz parte de um pacote de obras do programa habitacional do município para urbanizar áreas precárias e reassentar famílias das margens de rios. Implantado em uma área de 145,9 mil metros quadrados, na estrada de Santa Cândida (também conhecida como estrada das Olarias), o conjunto tem 415 casas e está sendo executado com financiamento do programa Pró-Moradia, do governo federal. A construção das unidades significa um investimento de R$ 11,5 milhões. O empréstimo para as obras foi assumido pelo município, que fará o retorno do recurso, que é originário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O Moradias Faxinal tem infraestrutura completa - redes de água, coleta e tratamento de esgoto, energia elétrica, iluminação pública e ruas pavimentadas. O projeto inclui um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), que será construído com recursos da Prefeitura e significa um investimento adicional de R$ 1,3 milhão. As casas do conjunto têm tamanhos variados - entre um e três quartos - e a destinação de cada unidade leva em conta a composição familiar detectada no cadastro socioeconômico realizado pelo serviço social da Cohab nas vilas beneficiadas pelo projeto, antes do início das obras.

Vida nova
Janaína Franciele de Paula fará sua mudança já na quarta-feira (30). Ela, que tem 24 anos de idade, vai morar com os três filhos - um garoto de um ano, e duas de meninas de 2 e 6 anos. A mais velha, Sabrina, fez questão de agradecer pessoalmente ao prefeito Luciano Ducci. “Agradeço muito, porque a casa nova ficou linda. Obrigado prefeito”, disse a criança, visivelmente emocionada.
A mãe aguarda com ansiedade esta nova etapa na vida. “Morar na beira de rio é péssimo e além do mais, nossa casa estava perto de um barranco que podia desmoronar. E tem os outros problemas como mau cheiro e os ratos que transmitem doenças. Aqui é mais seguro, espero começar uma vida nova, especialmente por poder oferecer algo melhor para minhas crianças”, afirma Janaína.
“Proporcionar uma vida melhor para milhares de famílias que se encontram em situação de risco é o objetivo de todos que trabalham na Cohab. Morando em casas dignas, estas pessoas tem a auto-estima elevada e sentem-se incluídos. Desta forma, desempenham melhor o papel de cidadãos”, disse o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera