Publicado em 7/13/2010 11:19:17 AM

Obras mudam cenário e a realidade na Vila Terra Santa

Local outrora precário está recebendo melhorias físicas e acompanhamento social para garantir qualidade de vida à população

A Vila Terra Santa, no Tatuquara, está passando por uma completa transformação estrutural. Construção de casas, pavimentação definitiva, meio-fio, drenagem, rede de esgoto e iluminação pública - tudo isto está incluído no projeto executado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para oferecer uma nova realidade para a população local.


“Estas obras fazem parte do programa de urbanização do município, que está acontecendo simultaneamente em 43 vilas da cidade e vai trazer benefícios para cerca de 11 mil famílias. A meta é acabar com as favelas em Curitiba”, explica o prefeito Luciano Ducci.


Estão sendo pavimentadas com asfalto definitivo 6 km de vias, com direito a meio-fio e bocas de lobo. “Para quem estava acostumado a viver em meio ao barro, contar com asfalto definitivo é um salto de qualidade bastante significativo”, diz João Elias de Oliveira, presidente da Cohab.


A base já está pronta em 28% das ruas, que em seguida vão receber a capa asfáltica. A obra de urbanização inclui também redes de drenagem de águas pluviais (74% concluída), abastecimento de água e coleta de esgoto (80% já em operação) em uma área que compreende 598 casas.


“É notório o progresso que está acontecendo na Vila Terra Santa. Estas famílias, que não contavam com nenhuma infraestrutura, agora poderão viver de maneira digna e integrada ao restante da cidade”, completa João Elias.


Melhorias para recuperação habitacional estão sendo realizadas em 223 moradias, das quais mais de 10% já foi atendida. Outras 171 casas estão sendo construídas para substituir residências precárias – 54 unidades já foram entregues e outras 34 estão com obras em execução.


Também está em andamento a recuperação ambiental da área e serão implantados equipamentos de esporte e lazer – quadra esportiva e playground para as crianças. Um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) já está em funcionamento no local, para prestar atendimento às famílias.

Moradias Laguna
O projeto de urbanização da Vila Terra Santa vai beneficiar ao todo 1.088 famílias - 479 já foram reassentadas em casas novas construídas no Moradias Laguna e 609 estão sendo atendidas com as obras de urbanização na própria vila.


No Moradias Laguna foram asfaltados 3,5 km de ruas e instaladas as redes de água e esgoto nas 479 casas. Nesta semana terão início as obras de construção de calçadas e sinalização. A conclusão da drenagem de águas pluviais depende da implantação de uma área de lazer que está em aprovação na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


Um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), uma escola e um CRAS foram implantados para o uso da comunidade. “Nos locais em que reassentamos moradores, também construímos equipamentos públicos para possibilitar maior qualidade de vida para estas pessoas que viviam em situação de risco social”, diz Luciano Ducci.

Acompanhamento social
O trabalho da Cohab não termina com a conclusão das casas e relocação dos moradores. No Moradias Laguna, assistentes sociais da companhia estão realizando ações de pós-reassentamento para auxiliar as famílias. Duas vezes por semana é feito um plantão de atendimento social, em que a média mensal é de 54 famílias atendidas.


Nos últimos três meses foram realizadas mais de 150 visitas domiciliares para constatar o funcionamento adequado das moradias e verificar a inclusão e transferência dos serviços públicos.


Em junho, reuniões semanais foram realizadas entre as secretarias municipais e moradores para informar a respeito do programa Família Curitibana - que oferece suporte para famílias com vulnerabilidade social.


Para controle de zoonoses foram realizadas oficinas com crianças e adolescentes, reuniões com adultos e visitas domiciliares, que também serviram para implantação da horta individual, em parceria com as Secretarias Municipais do Abastecimento e do Meio Ambiente – 36 famílias já contam com hortas em seus quintais, o que garante uma alimentação mais saudável. "É tão bom ver na mesa aquilo que a gente mesma plantou e cuidou", diz a moradora Gislaine Fernandez.
 

Na Vila Terra Santa, as assistentes sociais realizam a preparação das famílias para o remanejamento, com uma média de 30 visitas por mês. Prestam também orientações sobre as alternativas de melhorias em cada imóvel e a respeito de segurança na obra, entre outros serviços.
 
Histórico
A área que ficou conhecida como Terra Santa é uma ocupação irregular formada em 1998, em terreno particular, com 240 mil metros quadrados. Localizada no bairro do Tatuquara, é cortada por pequenos córregos e limitada ao norte pela via férrea.


Com uma topografia acidentada, a área tinha restrições da legislação ambiental para ocupação porque havia um bosque de mata nativa, que ficou comprometido após a chegada dos moradores. Também há fundos de vale que estão indevidamente ocupados. Com as obras de urbanização, o objetivo é recuperar as condições ambientais do local, preservando as faixas dos córregos e recompondo parte da vegetação perdida.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera