Publicado em 7/23/2010 10:02:21 AM

Ônibus da Cohab leva serviços a famílias reassentadas

Veículo percorre os empreendimentos espalhados pela cidade para prestar orientações sobre ampliação das moradias

Para facilitar a vida dos moradores de reassentamentos que desejam ampliar a casa que receberam, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) disponibilizou um ônibus itinerante que leva engenheiros e arquitetos para prestar orientações à comunidade.

“Muitas pessoas têm a necessidade de ampliar suas residências, porém, sem orientação acabam construindo de maneira errada e não conseguem regularizar o imóvel. Este serviço garante que a reforma seja realizada dentro do que pede a lei municipal”, afirma o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira.

Na terça-feira (20) e quarta (21) o ônibus prestou atendimentos no Moradias Faxinal, no Santa Cândida. Quinta (22) e sexta (23) é a vez do Moradias Corbélia, no bairro São Miguel e na semana que vem o ônibus estará no Moradias Laguna, no Tatuquara.

“A Cohab já oferecia este serviço em sua sede, porém o ônibus itinerante facilita a vida dos moradores, que não precisam se deslocar para longe de suas casas para contar com o benefício”, diz João Elias.

O atendimento - Dentro do ônibus, um grupo de engenheiros e arquitetos da Cohab recebe os moradores. Após identificar a quadra e o lote, técnicos e moradores analisam juntos a planta do imóvel. “Ouvimos a vontade de cada um e colocamos no papel para achar a melhor solução. Brinco que no papel podemos quebrar e construir paredes quantas vezes precisar, até chegarmos ao ideal”, diz a engenheira da Cohab Luciana Machado.

Joice do Prado Pereira, 28 anos, mudou-se para o Corbélia no último dia 9. Ela é viúva, mora com os quatro filhos e está esperando mais um. Conta com pensão do falecido marido e trabalha como diarista. Sua vontade é fazer uma lavanderia na parte de trás da casa, por isso procurou orientação. “Gostei do atendimento, eles são bem atenciosos. Fui bem orientada e em breve começarei a obra”, disse.

Outra que está no Corbélia há menos de um mês e já pensa em ampliar sua moradia é a dona de casa Ezenilda de Jesus, 24 anos. Ela também pretende fazer uma lavanderia coberta nos fundos. “Este serviço é ótimo, já pensou se eu construísse por conta e fora dos padrões, teria que quebrar tudo para fazer de novo. Aqui eles me passaram as medidas permitidas e farei tudo nos conformes”, afirma.

Convênio -  Este serviço está previsto em um convênio assinado entre a Cohab, Prefeitura de Curitiba e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA/PR). De acordo com o documento, a Cohab se responsabiliza pelo projeto e o proprietário é dispensado de contratar um responsável técnico (arquiteto ou engenheiro) para acompanhar a obra.

O benefício vale para projetos de moradias térreas de até 70 metros quadrados, em terrenos que não tenham outra edificação. Além do projeto de construção com orientação técnica, os beneficiados também terão o alvará simplificado para moradia popular, que regulariza a construção e permite, no final, fazer o registro do imóvel em cartório.

A exigência de alvará para obras de construção de moradias está definida em lei municipal. Ao terminar a obra, o proprietário solicita uma vistoria da Prefeitura, para obter o CVCO (Certificado de Vistoria de Conclusão de Obras). Com estes procedimentos, é possível a averbação da edificação no cartório de registro de imóveis.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera