Publicado em 7/30/2010 4:59:10 PM

Famílias assinam contrato para receber casa nova

São moradores que deixarão situações precárias em beira de rio para viver em casas de alvenaria com toda segurança

Na noite desta quinta-feira (29), 44 famílias que vivem na ocupação irregular Menino Jesus, na bacia do rio Iguaçu, assinaram contrato para receberem novas moradias que estão sendo construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), no Moradias Alexandra, localizado no Uberaba.

“São pessoas que vivem em situação de risco social, com medo dos alagamentos e em precárias condições de higiene. Logo serão reassentadas em local com infraestrutura e moradias de alvenaria, que garantem a segurança da família”, diz o prefeito Luciano Ducci.

O Moradias Alexandra é um empreendimento que conta com 82 unidades habitacionais – 56 casas e 26 sobrados. A primeira etapa do reassentamento será realizada no próximo dia 5, quando serão entregues 38 unidades. As 44 unidades restantes, que pertencerão às famílias que assinaram o contrato ontem, serão entregues até o final do ano.

Sonho prestes a se realizar
A dona de casa Vandilza Macemovicz de Paula mora na Vila Menino Jesus desde 2003, com o marido Cláudio e o filho Andrey. “É muito difícil viver na beira do rio, pois quando chove entra água na casa, o local é muito úmido o que acaba causando doenças, as paredes mofam. É uma realidade muito dura”, afirma.

Antes de morar na ocupação, a família vivia em um sobrado alugado no Xaxim. “Meu maior sonho é poder voltar a morar em um sobrado. Agora que assinei o contrato e fui sorteada para um (sobrado) estou mais feliz do que nunca. Vamos contar os dias até a mudança. Será vida nova”, diz Vandilza.

A reunião para assinatura dos contratos aconteceu na Igreja São Cristóvão, nas proximidades da Vila Menino Jesus e contou com a participação de oito funcionários da Cohab, do Departamento Imobiliário, Departamento de Assistência Social, os articuladores que fazem a ponte com a comunidade, além de representantes da associação de moradores local.

“A Prefeitura e a Cohab estão trabalhando sem parar com objetivo de retirar famílias que vivem em locais insalubres para realocá-las em empreendimentos que possibilitem uma situação digna, com maior qualidade de vida”, diz o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera