Publicado em 8/10/2010 3:41:04 PM

Famílias trocam margem do rio Barigui por casas novas no CIC

Moradias Ibaiti oferece completa infraestrutura para moradores começarem vida nova

O prefeito Luciano Ducci entregou nesta terça-feira (10) casas para 30 famílias que viviam na margem do rio Barigui, nas Vilas Bom Menino e Sandra. Com as chaves na mão, elas ganharam direito a uma situação tranqüila no conjunto Moradias Ibaiti, construído na rua Luiz Casagrande, na CIC.

"É uma mudança radical de condição de vida. As pessoas que moravam com risco social trocaram por uma moradia digna, com infraestrutura completa e oferta de equipamentos e serviços do município na vizinhança. Uma das prioridades da prefeitura é tirar as pessoas das beiras de rio e levar para moradias dignas com posto de saúde e escola ao redor", disse o prefeito Luciano Ducci.

A entrega das unidades teve a presença do presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), João Elias de Oliveira, dos administradores regionais José Dirceu de Matos, do CIC, e Inês Ultramari Harti, de Santa felicidade, além de secretários municipais.

Quatro famílias mudaram para o conjunto no mesmo dia e as demais serão transferidas durante a semana. A operação de reassentamento é coordenada por técnicos da Cohab, das áreas de engenharia e serviço social. A Prefeitura oferece transporte, mão de obra e alimentação no dia da mudança.

O conjunto Moradias Ibaiti tem um total de 38 unidades, sendo que 30 já estão prontas e entregues. O empreendimento foi construído com financiamento do programa Pró-Moradia, do governo federal, e contrapartida da Prefeitura. O investimento é de R$ 1,75 milhão. A Prefeitura será responsável pelo retorno do recurso à Caixa Econômica Federal.

Na região em que se localiza o Moradias Ibaiti já existem equipamentos comunitários em funcionamento. Ali, os reassentados e seus familiares serão incorporados aos programas sociais da Prefeitura e têm vagas asseguradas em escola e creche e atendimento garantido na unidade de saúde (com a transferência do cartão saúde para a unidade mais próxima).

A maior parte das famílias reassentadas no Moradias Ibaiti é originária da Vila Bom Menino, uma ocupação localizada no bairro do Mossunguê, junto ao rio Barigui, entre as ruas Heitor Alencar Furtado e Ivo Zanlorenzi. A condição das famílias na beira do rio é bem precária, com barracos de madeira e restos de material velho. Entre os 27 reassentados desta semana, 11 trabalham como coletores de material reciclável e serão integrados ao programa Eco Cidadão, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nos últimos 4 meses, a prefeitura removeu 600 famílias de baixa renda que moravam em beira de rio.

A margem do rio, após a saída das famílias, receberá obras de recuperação ambiental, com o plantio de árvores e grama. O objetivo é recompor as condições naturais do terreno e melhorar a qualidade da água.

Futuro Garantido
A coletora de materiais recicláveis Valdinalva Barbosa Novais, 32 anos, não escondia a alegria. Após 21 anos de espera, ela estava realizando o sonho da casa própria e, principalmente, deixando para trás as dificuldades da falta de estrutura. Ela irá morar na nova casa com o marido e as três filhas.

"Eu esperei 21 anos para realizar esse sonho. É um momento especial para mim, minha família e para todos que estão recebendo as chaves das novas casas. Agora, nós vamos viver cada dia com dignidade e alegria", diz Valdinalva, responsável pelo discurso de agradecimento em nome da comunidade.

Moradia com péssima estrutura, goteiras, falta de rua asfaltada e problemas com enchentes são fatos no passado de Valdinalva. O plano é continuar a trabalhar para poder encher a casa de móveis e adereços, coisas que eram impossíveis por conta das enchentes resultado das cheias do rio Barigui.

“Agora nos sentimos mais cidadãos, poderemos ter comprovante de residência. Mais de uma vez já deixei de conseguir cadastro para fazer compras por falta de comprovante de residência. A partir de hoje é vida nova”, afirma Valdinava.

Em outra casa do conjunto Moradias Ibaiti, o casal Alessandro Machado, 35 anos, e Beatriz Maria Gomes dos Santos, 20 anos, também demonstrava a felicidade em receber a chave da nova casa. Eles comemoraram a mudança e estão prontos para recomeçar a vida ao lado de Matheus Henrique do Nascimento, 12 anos, filho do primeiro casamento de Alessandro, e Maria Clara dos Santos Machado, 3 anos, filha do casal.

"Durante 4 anos, nós sofremos muito com as enchentes do rio Barigui e com as doenças. Agora, com a mudança, a nossa situação vai melhorar. Não teremos mais que passar por situações de risco", diz ele, que trabalha como operador de loja.

"Meus pais moram em casas entregues pela Cohab também, no Mossunguê. Lá, eles têm uma ótima vida, numa casa boa, segura e com toda a estrutura necessária. Isso trouxe segurança e tranqüilidade para nós. Estamos muito felizes e satisfeitos", conclui.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera