Publicado em 9/2/2010 4:53:39 PM

Cohab participa do Seminário Internacional de Curitiba

Tema do encontro é “Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária”. Participam estudantes do Brasil e do exterior.

Começou nesta quinta-feira (02) o Si CWB 2010 - III Seminário Internacional de Curitiba, que é um encontro acadêmico e científico com objetivo de proporcionar troca de experiências a respeito de questões urbanas e territoriais. Até o dia 10, estudantes de Arquitetura de todo o Brasil e de outros países estarão reunidos na Universidade Positivo participando de debates, palestras e apresentações de trabalhos.

O tema do evento deste ano é Habitação de Interesse Social e Regularização Fundiária. Na manhã de abertura do seminário, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) apresentou uma palestra técnica com um panorama das ações realizadas no município.

Nos últimos dois anos a Prefeitura de Curitiba retirou 1,8 mil famílias que moravam na margem dos rios da cidade e transferiu para casas de alvenaria construídas pela Cohab. São quase sete mil pessoas já beneficiadas pelo reassentamento.

A ação faz parte do programa de urbanização de áreas irregulares, que alcança 43 vilas e atende um total de 13 mil famílias com novas casas e obras de infraestrutura.

Após a palestra, os técnicos da Cohab participaram de um debate com os estudantes, para esclarecimento de dúvidas. Os mais interessados eram os colombianos de Medelin, por se tratar de uma cidade do mesmo porte de Curitiba e que , segundo eles, apresenta situações semelhantes no que diz respeito a ocupações irregulares.

Entre os cerca de 200 inscritos no Si CWB 2010 havia estudantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Alagoas, Paraíba e Pará. Entre os estrangeiros, canadenses, franceses, espanhóis e os colombianos.

Andrew Wilson, professor da Fanshawe College, School of Design, de Londres, no Canadá, gostou da apresentação da Cohab. “Lá no Canadá não temos este tipo de problema, não há desigualdade social, portanto nem problemas de habitação. Não existem as chamadas invasões. Gostei de conhecer a realidade brasileira e de como a situação é bem enfrentada aqui em Curitiba”, disse.

A estudante do 3º ano de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo, Ana Carolina Kopp, saiu da palestra empolgada. “Esta parte social é uma área em que pretendo me especializar no futuro. Gostei muito de conhecer o trabalho da Cohab. Tem lugares em Curitiba que eu nem sabia que existiam, onde a população vive de forma precária. A Cohab está resgatando a integridade dessas pessoas e dando-lhes a oportunidade de ter um lugar seguro para morar”, afirmou.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera