Publicado em 10/4/2010 11:21:10 AM

Luciano Ducci entrega documento de regularização de 10 áreas do município

Mais de 1400 famílias foram beneficiadas e poderão adquirir as escrituras de suas propriedades

O prefeito Luciano Ducci entregou, nesta sexta-feira (1º), documento que regulariza a situação de 10 áreas espalhadas pela cidade, beneficiando 1.410 famílias que terão acesso às escrituras de seus terrenos. Deste total, 866 saíram de áreas de risco para moradias seguras construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Em algumas áreas, a espera da comunidade por esta conquista ultrapassou 20 anos.

“É uma alegria muito grande participar deste momento especial para essas famílias, que realizam um antigo sonho. Foram anos de esforço da Prefeitura e da Cohab para que hoje estas pessoas sintam-se mais seguras. Poderão deixar seus imóveis, agora regulares, para os filhos e netos. Mais um compromisso cumprido pela Prefeitura, que é parceira da população que mais precisa”, disse o prefeito.

Para agilizar a aprovação de loteamentos oriundos de ocupações irregulares, a Prefeitura promoveu mudanças em sua legislação nos últimos anos, flexibilizando questões como a largura de ruas e o tamanho dos lotes.

As 10 áreas que foram regularizadas localizam-se em cinco Administrações regionais diferentes. Moradias Novo Horizonte I, Moradias Sambaqui e Vila Coqueiros na Regional Bairro Novo; Vila Venízia na Regional CIC; Jardim Guaíra na Regional Santa Felicidade; Moradias Alto Cajuru II e X na Regional Cajuru; Vilas Profeta Elias I e II na Regional Portão; e o Moradias Santa Cecília na Regional Pinheirinho.

“A população não imagina a dificuldade que é titular uma área irregular. É preciso coletar documentos, fazer planta, registrar em cartório. Destaco a atuação do departamento jurídico da Cohab. Foi um trabalho constante para atender aos moradores, muitos aguardando há mais de 20 anos. É um dia bastante feliz para todos nós. A partir de agora essas famílias têm, além de um teto, um patrimônio legalizado”, afirma o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira.

O evento aconteceu no Salão de Atos do Parque Barigui e foi acompanhado por centenas de pessoas. Participaram além do prefeito Luciano Ducci e  do presidente da Cohab, a administradora regional do Portão Maria Bernadete Spellere, o vereador João do Suco e o representante dos moradores Benedito Inácio, morador da Vila Profeta Elias I.

“Gostaria de agradecer à Prefeitura e à Cohab pelo trabalho que possibilitou este momento tão especial. Hoje temos a escritura em mãos o que representa a entrada na terra prometida”, disse Benedito.

As primeiras 158 famílias receberam no próprio evento a escritura de sua propriedade. Situação do casal Edite e Santílio moreira da Costa, moradores da Vila Profeta Elias I, que receberam o documento das mãos do presidente da Cohab. “Estamos aguardando por isto há 34 anos. A partir de agora muda tudo. Poderemos ter a sensação de  maior tranquilidade. Poderemos continuar nossas vidas sossegados, pois o lote é nosso e poderemos deixá-lo para nossos filhos”, afirmou Santílio.

Para as demais famílias, basta entregar a documentação necessária na sede da Cohab para receber o título de propriedade de seu lote. A auxiliar de cozinha Marli Terezinha Machado está ansiosa por este momento. “Estou feliz demais. Moro no Novo Horizonte desde 2003 e agora poderei ter o título de meu imóvel. É um sonho, nem acredito”, disse.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera