Publicado em 11/12/2010 3:32:28 PM

Prefeitura aprova projetos com recursos do PAC 2

Os projetos atenderão 3,1 mil famílias e darão continuidade à ação do município para desocupação das margens de rios

A Prefeitura de Curitiba aprovou cinco projetos de urbanização, reassentamento de famílias, melhoria e recuperação habitacional em moradias precárias para receber recursos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. Os projetos vão atender 3,1 mil famílias, em 10 áreas irregulares e duas em processo de regularização. Do total de atendimentos, 1.461 irão para moradores de beira de rios, que serão abrigados em casas novas.

“Com os novos recursos, o programa habitacional do município ampliará sua atuação nas áreas carentes, dando continuidade à intervenção que está sendo feita nas margens de rios, trazendo benefícios para as famílias e para o meio ambiente”, disse o prefeito Luciano Ducci.

A aprovação dos projetos consta da Portaria 543, do Ministério das Cidades, publicada na edição desta sexta-feira (12) do Diário Oficial da União. Para contratação dos recursos, a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) deverá enviar o detalhamento dos projetos ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica Federal.

O total de recursos do PAC 2 que será liberado para as obras é de R$ 30,67 milhões. Os projetos prevêem a construção de 2,2 mil casas para reassentamento de famílias em situação de risco (margens de rios) e insalubridade (adensamento excessivo), e obras de urbanização e melhoria habitacional para outras 961 famílias. Para complementar as intervenções, a Prefeitura contará também com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida (que serão direcionados à construção de unidades).

Os projetos aprovados para o PAC 2 atenderão moradores das Vilas Nossa Senhora da Paz, Santos Andrade e José Baggio, localizadas na abrangência da bacia do rio Barigui; Coqueiros, Americana, Nova Aurora, Rex, Mariana e Esmeralda, na bacia do ribeirão dos Padilha; além da Vila Xisto, na margem do Rodovia do Xisto, na divisa com Araucária. Nessas áreas haverá obras de urbanização para as famílias que estão em local onde é possível a permanência de moradias e realocação dos moradores em situação de risco ou insalubridade. O reassentamento será feito em loteamentos que serão implantados nas proximidades das Vilas.

Os recursos do PAC 2 também incluem intervenção na Vila das Torres, no Prado Velho, e no Moradias Monteiro Lobato, no Tatuquara. Nessas áreas será feita melhoria habitacional em imóveis muito precários. Na Vila das Torres a atuação complementará o projeto Comunidade em Cores, que a Cohab está executando no local, com recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). Ali, estão sendo feitas obras de reparos das casas e pintura de fachadas.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera