Publicado em 12/3/2010 8:50:56 AM

Comitiva de Xangai visita a Cohab

Os visitantes trabalham no Departamento de Habitação da administração municipal de Xangai - o equivalente à Cohab em Curitiba

A vinculação do planejamento urbano à moradia foi o aspecto do programa habitacional de Curitiba que mais chamou a atenção de uma comitiva da cidade de Xangai, na China, que visitou a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) nesta quinta-feira (2). Eles foram recebidos pelo presidente da Companhia, João Elias de Oliveira.

Os visitantes trabalham no Departamento de Habitação da administração municipal de Xangai (o equivalente à Cohab em Curitiba) e vieram conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos na cidade. Com cinco pessoas, a comitiva era liderada por Gu Di Gen, diretor geral do Departamento.

De acordo com Gen, Curitiba e Xangai, cidades localizadas em países que integram o chamado BRIC (sigla para designar Brasil, Russia, Índia e China), têm muitas coisas em comum e, para os chineses, “é interessante saber de que forma questões como a moradia estão sendo resolvidas”.

Segundo ele, apesar da diferença de escala - Xangai tem 20 milhões de habitantes, mais de dez vezes a população de Curitiba -, a reprodução lá de alguns princípios que regem o programa habitacional curitibano é possível. “Também temos preocupação com o planejamento da cidade e aprovamos a idéia de oferecer equipamentos sociais e serviços públicos próximos à moradia”, disse Gen.

Ele também elogiou o programa de Curitiba para retirar famílias que vivem em situação de risco nas margens de rios e recuperar a faixa de preservação permanente após a desocupação. “É uma responsabilidade muito grande fazer este trabalho, que traz benefícios não apenas para as famílias atendidas, mas também para o meio ambiente”, falou o diretor.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera