Publicado em 1/4/2011 5:30:12 PM

Famílias da Vila Unidos do Umbará participam de sorteio na Cohab

Elas serão reassentadas no final do mês e o sorteio vai definir a ocupação das casas

Moradores da Vila Unidos no Umbará, uma área de ocupação irregular na região sul da cidade, participaram nesta terça-feira (4) de sorteio para definir a ocupação das 36 casas do empreendimento Moradias Monteiro Lobato IV, onde serão reassentados no final deste mês.


As famílias hoje vivem em situação de risco e insalubridade em área que apresenta alto adensamento e tem grande parte de suas casas construídas na beira do córrego Ponta Grossa, da bacia do rio Iguaçu. O sorteio foi realizado no auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), responsável pelo reassentamento.

“Com a transferência, estas famílias ganharão uma nova condição de vida, passando a viver em casas seguras, em locais que contam com infraestrutura e com oferta de serviços e equipamentos públicos”, diz o prefeito Luciano Ducci.

O Moradias Monteiro Lobato IV, onde as famílias irão morar, fica localizado no bairro do Tatuquara, em uma região da cidade que tem recebido continuamente do município investimentos para melhoria da qualidade de vida dos moradores.

As casas são de alvenaria, com até três quartos, para acomodar famílias de acordo com a sua composição - quanto maior o número de filhos, maior a unidade. O empreendimento está próximo a creches, unidades de saúde, escolas, Armazém da Família e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

“O sorteio é o critério utilizado para definir a ocupação das casas para que garantir transparência ao processo e assegurar igualdade de condições às famílias”, explica o presidente da Cohab, João Elias de Oliviera.

O carregador do Ceasa, Mauro Lopes Rodrigues, 36 anos, e sua esposa Edna, 36, vão mudar para uma casa de dois quartos, para acomodar os dois filhos. Eles moram há 20 anos na Vila e não vêem a hora de sair de lá. Mauro está acompanhando a obra do Moradias Monteiro Lobato e conta que chega a sonhar que está na casa nova. Isto porque hoje a família está vivendo na beira do córrego. “Quando chove não posso sair porque tudo fica tomado pela água. Além disso, a madeira da casa está podre e há rachaduras no banheiro”, conta Mauro.

Evelin Cristina da Silva, dona de casa, 27 anos, mãe de duas filhas também está contando os dias que faltam para a mudança. O marido, Daniel, trabalha como verdureiro. Eles também irão para um imóvel de dois quartos. Para Evelin, a transferência para o Monteiro Lobato IV vai significar uma nova vida. “Vivo assustada com as condições de saneamento da Vila. Não há esgoto e tem muito rato e inseto. Temo pela saúde das minhas filhas”, diz ela.

Urbanização - A Vila Unidos do Umbará, com 299 domicílios, é uma das 43 áreas irregulares onde a Cohab está atuando com projeto de urbanização e reassentamento de famílias em situação de risco.

Localizada na principal rua do bairro do Umbará, a Nicola Pelanda, próximo ao Ceasa, a Vila tem dois tipos de restrições para uso habitacional na maior parte de sua extensão: aos fundos há um córrego e na sua parte central passa uma linha de alta tensão da Copel. Por isso, apenas um terço das famílias poderá permanecer no local após as obras de urbanização.

A condição de moradia das famílias é bastante precária, principalmente para quem mora junto ao córrego, onde os alagamentos são freqüentes. Outra característica da ocupação é o adensamento excessivo. O acesso ao interior da vila é feito por travessas estreitas, que só permitem passagem para pedestres.

A atuação na Vila Unidos do Umbará está sendo feita com recursos do município e do governo federal. O total de recursos investidos na área é de R$ 6,1 milhões.

Para acomodar as famílias que serão reassentadas, a Cohab está executando dois empreendimentos. O menor deles é o Moradias Monteiro Lobato IV, que fica pronto no final deste mês. O outro é o Moradias Cambará, também localizado no bairro do Tatuquara, que tem 134 unidades.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera