Publicado em 1/11/2011 2:43:30 PM

Conselho elege 2 representantes dos movimentos sociais

A votação ocorreu em sessão pública realizada no auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

A Associação dos Moradores das Vilas Parolin e Guaíra e a União das Associações de Moradores, Clubes de Mães e Entidades Esportivas, Beneficentes e Sociais da Regional Cajuru foram as entidades eleitas nesta terça-feira (11) para representar os movimentos populares no Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). A votação ocorreu em sessão pública realizada no auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

“A eleição é uma demonstração de que a política habitacional de Curitiba funciona de maneira democrática e transparente. A comunidade exerce um papel importante nesta política, participando com voz ativa na definição de diretrizes e no acompanhamento de obras”, disse o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira, que abriu a reunião que precedeu a votação.

Cinquenta e seis das 80 entidades que estavam habilitadas participaram da eleição. Cada entidade tinha direito a um único voto e poderia ser votada. Por decisão da maioria, as entidades deveriam se organizar em chapas para participar da eleição. Uma única chapa, formada pelos representantes da Vila Parolin e do Cajuru, se apresentou e foi eleita por aclamação.

As entidades que participaram da votação tiveram que comprovar, por meio de documentação, atuação na área habitacional há pelo menos um ano. As eleitas estavam representadas na votação pelos seus presidentes Edson Rodrigues, da Vila Parolin, e Neemias Portela, do Cajuru. Eles deverão apresentar cada um os nomes de um membro titular e um suplente para participar do Conselho Gestor. A posse está marcada para o dia 15 de março e o mandato dos conselheiros será de dois anos. 

O Conselho Gestor do FMHIS foi criado pela lei municipal 12.816/2008. O organismo tem caráter deliberativo e é formado por representantes do executivo e legislativo municipais e da sociedade civil organizada. Entre outras atribuições, os seus membros definem a destinação de recursos do Fundo, acompanham e avaliam a execução de programas habitacionais.

O Conselho Gestor do FMHIS está subordinado à Secretaria Municipal de Obras Públicas e é presidido pelo secretário Mario Tookuni. A sua composição inclui representantes da Cohab, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria Municipal de Finanças, Câmara Municipal, movimentos populares e setor produtivo da construção civil.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera