Publicado em 1/26/2011 11:58:21 AM

Famílias do Umbará na expectativa da casa nova

Moradores deixam situação insalubre para serem reassentados em moradias seguras no Tatuquara

O prefeito Luciano Ducci entrega, nesta quinta-feira (27), 36 novas casas do empreendimento Moradias Monteiro Lobato IV, construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), no bairro Tatuquara. As unidades serão ocupadas por famílias que deixarão situação de risco social na vila Unidos do Umbará.

“São mais centenas de cidadãos que passam a viver em condições dignas, afastados do risco de enchentes e transmissão de doenças, em um bairro que oferece ótima infraestrutura de serviços e equipamentos públicos”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

Na Vila Unidos do Umbará, foram cadastradas pela Cohab 299 famílias, das quais 129 vão permanecer na própria área, que receberá obras de urbanização. Além das 36 que recebem casa nova nesta semana, outras 134 famílias serão reassentadas no empreendimento Moradias Cambará, também no Tatuquara.

Foram empregados para a construção do Moradias Monteiro Lobato IV mais de R$ 1,5 milhão, recursos da prefeitura e do governo federal. O empreendimento está localizado em uma região que vem recebendo bastante investimento do município e que conta com equipamentos como escolas, unidades de saúde, creches, Armazém da Família, Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), área de lazer e esporte, entre outros.

Contando os dias
A diarista Luzia Boguchevski, 33 anos, mora há seis anos com os três filhos na vila Unidos do Umbará. A casa de madeira é bastante precária:  as paredes estão apodrecendo e os fundos ficam praticamente dentro do córrego Ponta Grossa.

Luzia não vê a hora de se mudar. “Aqui tenho vergonha de receber vistas, de trazer os parentes. Estou contando os dias para ir logo para a casa nova, já estamos até encaixotando as coisas. Não tenho nem conseguido dormir à noite, de tanta ansiedade”, diz ela.

O casal José Alves Antunes, 65, e Vilma Gomes da Silva, 60, também está na expectativa de mudar de vida. O vidraceiro e a dona de casa moram na ocupação irregular desde 1991. No ano passado, um dos cômodos da casa de madeira despencou no córrego com a força das chuvas. “Quando chove não durmo. Tenho muito medo, pois o córrego enche e a água invade as casas”, conta Vilma.

A sujeira e os ratos também incomodam. “A rua fica que é só lama. Aparecem ratos enormes e com eles o perigo da leptospirose e outras doenças. Felizmente fomos abençoados com a chance de mudar. Ir para uma casa nova em outro lugar vai ser recomeçar a vida. Vocês não imaginam a minha alegria”, ressaltou a dona de casa.


Serviço – Entrega de casas Moradias Monteiro Lobato IV
Data: 27.01.2011 (quinta-feira)
Horário: 10 horas
Endereço: Rua Poeta Bernardo Guimarães, esquina com a Rua Josuel Ferreira – Tatuquara

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera