Publicado em 2/14/2011 4:40:35 PM

Mais 16 famílias trocam beira de rio por casa nova

As unidades beneficiam moradores que viviam em situação de risco na margem do rio Formosa

Mais 16 famílias que viviam em condição insalubre na beira do rio Formosa foram reassentadas pela  Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Os beneficiados moravam nas vilas Leão, Formosa, Uberlândia e São José, no bairro Novo Mundo e mudaram para o empreendimento Moradias Arroio, localizado no CIC.

“São mais famílias que passam a viver em condições dignas, afastadas do risco de enchentes e transmissão de doenças. Além disso, com a desocupação da margem do rio, será possível fazer a recuperação ambiental da área”, explica o prefeito Luciano Ducci.

O empreendimento tem um total de 334 unidades e está sendo entregue de forma gradativa, a medida que as casas e sobrados ficam prontos - já receberam moradia nova 107 famílias. A obra tem um custo total de R$ 7,7 milhões, com recursos da Prefeitura e do governo federal, liberados pela Caixa Econômica.

A infraestrutura do loteamento inclui ruas asfaltadas, calçadas, redes de água, energia elétrica, iluminação pública, coleta e tratamento de esgoto e drenagem. O projeto inclui, além das casas e sobrados, uma creche (CMEI) e uma unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS), que estão em construção.
Localizado próximo à sede da Administração Regional da CIC, na esquina das ruas João Rodrigues Pinheiro e João Chede, o Moradias Arroio possui unidades de até três quartos e sua distribuição observa a composição familiar detectada no cadastro do serviço social da Cohab.

As famílias que estão ocupando as unidades do Moradias Arroio são originárias de Vilas que ficam na área de abrangência da bacia do rio Formosa. Após a saída das casas da margem do rio, a faixa de preservação será recuperada com o plantio de árvores, e para evitar uma nova ocupação indevida, serão implantados equipamentos de recreação e ciclovia.

O Moradias Arroio faz parte do conjunto de obras do programa habitacional do município para urbanização de áreas irregulares, reassentamento de famílias das margens de rios e recuperação ambiental. As obras do programa atendem cerca de 13 mil famílias, em 43 vilas espalhadas pela cidade.

Vida Nova
A dona de casa Claudimara Aparecida da Silva, 34 anos, morou por 7 na Vila São José com o marido e os três filhos. A família vivia em uma casa precária na beira do rio. “Foram tempos muito difíceis, quando chovia entrava bastante água. Por causa do valetão minha filha pegou infecção mais de uma vez”, relembra.
A filha a que se refere é Thayane Cristina, 19 anos, que no ano passado em um acidente de trabalho teve 40% do corpo queimado. Com a resistência mais baixa, ela acabou ficando doente devido ao contato com água contaminada do rio. “Aqui estamos mais seguras, por isto estamos muito felizes. É o começo de uma vida nova”, afirma Claudimara.

A servente de limpeza Neide Ferreira de Lima, 26 anos, também está satisfeita com a casa nova, onde passou a morar com o marido Sebastião, além de sua mãe e seu padrasto, ambos necessitados de cuidados especiais. Ataíde, o padrasto, tem trombose nas pernas e câncer no pulmão, por isso não levanta da cama, e a mãe, Zenilda, tem epilepsia e também carece de acompanhamento.

Por 22 anos a família viveu na Vila Formosa, na beira do rio, em uma casa que estava se desfazendo. “O forro estava desabando, as paredes caindo. Era uma situação de muito perigo. O atendimento que recebemos da Cohab foi uma benção”, diz Neide.

Para começar uma nova etapa na vida, a família já pensa em melhorias para o novo imóvel. “Vamos construir mais dois quartos e fechar a lavanderia, para termos mais conforto. Por enquanto o importante é que estamos em um local seguro e tranquilo. Adoramos a região, pois é de fácil acesso e muito bem servida de ônibus”, finaliza.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera