Publicado em 2/21/2011 5:55:54 PM

Delegação da Turquia visita Cohab

Técnicos da cidade de Bursa, uma das mais importantes da Turquia, tem interesse no programa de regularização fundiária de Curitiba

Técnicos do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano da municipalidade de Bursa, a quarta maior cidade da Turquia, estiveram nesta segunda-feira (21) na sede da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Eles vieram conhecer o programa habitacional da Prefeitura e, segundo Leyla Dogan, diretora de Planejamento urbano do Departamento, tem especial interesse pelas ações de regularização fundiária executadas em Curitiba.

Os quatro integrantes da delegação chegaram na cidade no último sábado (19) e, além da Cohab, vão visitar o Ippuc, Urbs e as  Secretarias do Meio Ambiente e Esporte e Lazer. De acordo com Leyla, eles tinham boas referências de Curitiba, especialmente na área de planejamento urbano, e haviam traçado alguns pontos de coincidência entre as duas cidades.

Bursa tem 1,9 milhão de habitantes na área do município e 2,5 milhões na região metropolitana e uma experiência de planejamento urbano que vem desde a década de 40. Lá, porém, a aplicação do planejamento sofreu problemas de continuidade, já que o plano diretor local não tem força de lei e, por isso, passa por modificações a cada troca de gestão.

Na área habitacional, o maior desafio do município é a questão legal. “Não temos moradia precária e sem infraestrutura, mas temos um número grande de famílias morando em áreas que não são regularizadas”, disse Leyla. A irregularidade na questão habitacional, segundo os técnicos, tem como uma de suas principais causas, a atração que a cidade de Bursa exerce sobre as populações mais pobres do país.

Bursa é um importante centro industrial da Turquia e por isso recebe frequentemente levas de migrantes, em busca de empregos. Hoje, conforme Leyla, a migração é interna, mas houve períodos, no final de década de 80, em que a cidade recebeu imigrantes dos países do Leste Europeu e da antiga URSS,    que se dirigiram à Turquia após as mudanças na economia e na política dos países comunistas.

Os técnicos foram recebidos pela arquiteta Vivian Troib, da Coordenadoria  de Projetos Habitacionais e receberam explicações sobre o funcionamento do programa  de moradia de Curitiba, com ênfase nas questões de regularização fundiária, urbanização e reassentamento de famílias de áreas de risco. “Acho que as idéias que estão sendo postas em prática em Curitiba são muito interessantes e podem servir de modelo para outras cidades”, disse Leyla.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera