Publicado em 4/19/2011 4:39:34 PM

7 mil unidades do programa habitacional estão em obras em Curitiba

As unidades beneficiam famílias inscritas no cadastro da Cohab e moradores de áreas de risco

O programa habitacional do município tem atualmente 7.083 unidades em obras para entrega nos próximos 24 meses. A maior parte das construções, em canteiros espalhados por 11 bairros e 8 regionais, atendem famílias com renda de até três salários mínimos.

 

“Estamos atuando com prioridade na faixa mais carente da população, resolvendo o problema de moradia de quem mais precisa da ação do poder público. As obras atendem famílias que vivem em situação de risco na beira dos rios, além daquelas que estão inscritas na Cohab porque moram de favor ou têm uma despesa excessiva com aluguel”, diz o prefeito Luciano Ducci.

 

Das 7 mil unidades em obras, 60%, ou 4.259, estão destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos - segmento onde se concentra a maior demanda do programa habitacional. As outras 2.824 unidades em construção irão atender famílias com renda entre três e seis salários mínimos.

 

As construções em andamento têm destinação definida. Elas atenderão os grupos que fazem parte da clientela da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), responsável pela execução do programa habitacional.

 

Um destes grupos é formado por famílias que voluntariamente procuram a Companhia e se candidatam às unidades. Na outra ponta, estão famílias que vivem em situação de risco ou insalubridade.

 

Gente como o pintor industrial Gilsineu Fernandes, que morava com a mulher Ângela e a filha de cinco anos, Fernanda, na Vila Eldorado, numa casa de madeira bem precária, construída na margem do rio Barigui. Desde dezembro do ano passado, a família está morando no Moradias Corbélia, no bairro de São Miguel.

 

Foram seis anos convivendo com alagamentos, ratos e insetos na beira do rio. A mudança representou uma transformação na vida da família Fernandes. “Aqui não tem problema de enchente e há espaço para minha filha brincar”, diz ele, que ficou animado para investir em melhorias na casa nova. Fernandes colocou piso, pintou as paredes para dar mais colorido ao interior da moradia e trocou as portas.

 

Recursos - As obras estão sendo executadas em parceria com a Caixa Econômica Federal, com recursos do município e dos programas Minha Casa, Minha Vida e PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

 

A maior concentração de obras está no bairro do Ganchinho, onde estão em andamento oito empreendimentos, com um total de 2.858 unidades - entre casas, sobrados e apartamentos. No Tatuquara, há mais sete empreendimentos, com 1.289 unidades. Na CIC são mais seis canteiros de obras, com 1.045 unidades.

 

No bairro Cachoeira, são três projetos em andamento, com 780 unidades. No Santa Cândida, há dois empreendimentos e 389 unidades e no Alto Boqueirão, dois canteiros com 261 unidades. As outras obras estão localizadas nos bairros do Uberaba (176 unidades), Sítio Cercado (152), São Miguel (82), Parolin (41) e Mossunguê (10).   

 

“Todos os empreendimentos estão localizados em áreas de expansão, onde a Prefeitura está investindo para melhorar a infraestrutura e a oferta de serviços públicos. Isso porque em Curitiba a moradia está inserida num contexto de desenvolvimento urbano e há um entendimento de que, além da casa, o programa habitacional deve proporcionar às famílias acesso a todos os benefícios da cidade”, diz o presidente da Cohab, João Elias de Oliviera.

 

Esta preocupação fica evidente nos projetos de reassentamento de famílias, onde alguns dos empreendimentos, como o Moradias Corbélia, no São Miguel, e o Moradias Arroio, na CIC, incluem a construção de equipamentos comunitários, como creche, escola e unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS).

 

Já os projetos para a construção de apartamentos, vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida, estão normalmente localizados em regiões de urbanização consolidada, como o Sítio Cercado, Santa Cândida e Alto Boqueirão, que já contam com equipamentos da rede do município.

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera