Publicado em 5/6/2011 3:36:11 PM

Cohab completa 46 anos

Companhia foi criada em 1965 quando Curitiba tinha pouco mais de 400 mil habitantes

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) completa neste domingo, 8 de maio, 46 anos de fundação. A sociedade de economia mista foi criada em maio de 1965 e de lá para cá já atendeu mais de 125 mil famílias, com benefícios para cerca de 500 mil pessoas.

“Quando a Cohab surgiu, Curitiba contava com pouco mais de 400 mil habitantes e existiam muitos vazios urbanos. Hoje a cidade é quatro vezes maior e também aumentaram os desafios no setor de habitação popular. Os terrenos estão escassos, portanto muito caros. É necessário determinação e criatividade para seguir atendendo a demanda por moradia”, diz o presidente da Cohab, João Elias de Oliveira.

O acionista majoritário da Companhia é a Prefeitura de Curitiba e  a sua  principal atribuição é a execução do programa habitacional do município e a gestão do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). A prioridade é o atendimento das camadas mais carentes da população, com soluções de moradia para famílias inscritas no cadastro da Companhia e para moradores de áreas irregulares, com projetos específicos para cada um dos segmentos.

Para atuar nas duas frentes, a Cohab conta com recursos do município e também recursos originários de contratos de repasse e financiamento firmados com o governo federal, de programas como o Minha Casa Minha Vida e de Aceleração do Crescimento (PAC). A Companhia trabalha ainda com financiamento de organismos internacionais, como o Fonplata (sigla em espanhol para designar um fundo de financiamento que atua nos países da bacia do rio da Prata, na América do Sul), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Por toda a cidade 
O programa habitacional do município tem atualmente 7.083 unidades em obras para entrega nos próximos 24 meses. A maior parte das construções, em canteiros espalhados por 11 bairros e 8 regionais, atendem famílias com renda de até três salários mínimos.

Das 7 mil unidades em obras, 60%, ou 4.259, estão destinadas a famílias com renda de até três salários mínimos - segmento onde se concentra a maior demanda do programa habitacional. As outras 2.824 unidades em construção irão atender famílias com renda entre três e seis salários mínimos.

A maior concentração de obras está no bairro do Ganchinho, onde estão em andamento oito empreendimentos, com um total de 2.858 unidades - entre casas, sobrados e apartamentos. No Tatuquara, há mais sete empreendimentos, com 1.289 unidades. Na CIC são mais seis canteiros de obras, com 1.045 unidades.

No bairro Cachoeira, são três projetos em andamento, com 780 unidades. No Santa Cândida, há dois empreendimentos e 389 unidades e no Alto Boqueirão, dois canteiros com 261 unidades. As outras obras estão localizadas nos bairros do Uberaba (176 unidades), Sítio Cercado (152), São Miguel (82), Parolin (41) e Mossunguê (10).

“Todos os empreendimentos estão localizados em áreas de expansão, onde a Prefeitura está investindo para melhorar a infraestrutura e a oferta de serviços públicos. Isso porque em Curitiba a moradia está inserida num contexto de desenvolvimento urbano e há um entendimento de que, além da casa, o programa habitacional deve proporcionar às famílias acesso a todos os benefícios da cidade”, diz João Elias.

Esta preocupação fica evidente nos projetos de reassentamento de famílias, onde alguns dos empreendimentos, como o Moradias Corbélia, no São Miguel, e o Moradias Arroio, na CIC, incluem a construção de equipamentos comunitários, como creche, escola e unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS).

Já os projetos para a construção de apartamentos, vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida, estão normalmente localizados em regiões de urbanização consolidada, como o Sítio Cercado, Santa Cândida e Alto Boqueirão, que já contam com equipamentos da rede do município.

“Parabéns à Cohab pelos seus 46 anos. Sua atuação junto com as demais secretarias municipais é responsável pelo crescimento e desenvolvimento da cidade. Moradia de qualidade e equipamentos públicos garantem dignidade às famílias curitibanas”, destaca o prefeito Luciano Ducci.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera