Publicado em 6/15/2011 4:34:33 PM

Casa nova garante melhora na autoestima do cidadão

Famílias que deixaram condição precária para viver em moradia segura sentem-se inseridos na sociedade

O programa de reassentamento de moradores que vivem em áreas de risco social e urbanização de favelas está transformando a vida de milhares de famílias curitibanas. Coordenado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), o programa está atuando em 43 ocupações irregulares, com benefícios para mais de 13 mil famílias.

“A intenção da prefeitura é acabar com as sub-moradias. Queremos retirar da beira de nossos rios todas as famílias que vivem em condições insalubres, para oferece-las habitação digna e oportunidades de transformar suas vidas”, diz o prefeito Luciano Ducci.

Vida nova é o que estão experimentando as 40 famílias que receberam suas casas e sobrados no Moradias Sítio Cercado IV, semana passada. Elas foram transferidas de área de risco nas margens do rio Belém, na Vila Torres, onde enfrentavam problemas de enchentes.

Caso da vendedora Marciana de Oliveira, 33 anos, que foi criada na Vila Torres. “Lá na vila a gente enfrentava muitos problemas, o pior eram as enchentes. Mas também tinham os ratos, a grande quantidade de lixo e o perigo de pegar alguma doença. Eu tinha medo por causa das crianças”, explica ela, que tem dois filhos, de 10 e 15 anos de idade.

Morar em local precário não faz mais parte do cotidiano de Marciana. Ela foi atendida pela prefeitura com uma casa nova no Moradias Sítio Cercado IV. Colocou cerâmica no piso e logo pretende erguer o muro. A satisfação em levantar da cama todos os dias agora é outra. “Estou vivendo um sonho. A casa é linda, o lugar é maravilhoso. Tenho certeza que serei muito mais feliz de agora em diante. Me sinto mais cidadã”, afirma.

Quem também teve a autoestima elevada foi o casal Pedro de Souza Leal, 55, e Aparecida de Fátima Leal, 58. “Nossa casa estava caindo de tão velha que era. A gente não tinha condições de consertar e a cada chuva era aquele medo de vir tudo abaixo. Receber esta casa nova é uma benção de Deus. Serei sempre grata à Prefeitura por nos dar esta alegria”, ressalta ela.

Pedro é coletor de materiais recicláveis, mas a partir de agora garante que não mais trabalhará em casa. “Lá na vila eu juntava os materiais e levava para separar em casa antes de vender. Ficava bagunçado, mas como tudo lá era feio e sujo a gente não se importava. Agora não, morando nessa casa novinha vamos manter ela linda. Vou arranjar um barracão para lidar com os materiais”, diz.

O empreendimento
 O Moradias Sítio Cercado IV foi construído especialmente para receber famílias oriundas da Vila Torres, que viviam em áreas impróprias. São 41 casas e 14 sobrados em loteamento com infraestrutura de redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e ruas pavimentadas.

Em frente ao conjunto está o Parque do Semeador, com canchas esportivas, pista de caminhada e academia ao ar livre. Próximo ao empreendimento existe uma escola municipal e será inaugurado um CMEI (creche). O bairro conta ainda com Unidade de Saúde, Armazém da Família e o Clube da Gente.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera