Publicado em 7/5/2011 10:58:20 AM

20 famílias deixam beira de rio no Cajuru

Moradores estão recebendo casas no empreendimento Moradias Irati

Mais 20 famílias que vivem em condições insalubres estão sendo atendidas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) nesta semana. Os moradores da Vila Parque Nacional, localizada no bairro Cajuru à beira do rio Atuba, estão sendo reassentados no empreendimento Moradias Irati, construído nas proximidades da ocupação irregular.

“São mais famílias que passam a viver em condições dignas, afastadas do risco de enchentes e transmissão de doenças. Além disto, com a desocupação da margem do rio, será possível fazer a recuperação ambiental da área”, explica o prefeito Luciano Ducci.

Conforme os caminhões de mudança partem rumo às novas moradias, as estruturas precárias onde viviam as famílias são colocadas abaixo, para evitar novas ocupações. Após a conclusão da retirada dos moradores da Área de Preservação Permanente (APP) está prevista a implantação de um parque linear nas margens do rio Atuba.

O empreendimento Moradias Irati tem um total de 39 unidades e está sendo entregue conforme as unidades ficam prontas. Para a implantação do projeto estão sendo investidos R$ 607 mil, recursos da Prefeitura e do governo federal liberados pela Caixa Econômica por meio da Resolução 518.

A infraestrutura do loteamento inclui ruas asfaltadas, redes de água, energia elétrica, iluminação pública, coleta e tratamento de esgoto e drenagem. A região conta com atendimento de equipamentos públicos como CMEIs (creches), unidades de saúde, escolas, unidade da FAS, armazém da família e o Parque Peladeiro, onde são oferecidas diversas atividades esportivas.

Vida nova
A família do auxiliar de produção Silvério Bezerra da Silva, 34 anos, está vivendo um sonho. “É uma benção de Deus receber esta casa. Ninguém merece morar em beira de rio. A partir de hoje começa uma vida nova para nós”, disse a esposa Raquel, enquanto ajudava o marido a montar a cama do casal.

Na casa nova eles viverão com os quatro filhos. “Aqui as crianças vão ter mais segurança. Lá no barraco era uma tristeza, perdemos todos os móveis por causa de enchente, havia muitos ratos, perigo de pegar doença. Agora vamos ficar mais tranquilos”, afirma ele.

Valdomiro Ferreira, 54 anos, trabalha com manutenção de máquinas. Há 10 anos ele vive na ocupação irregular na beira do rio. Perdeu as contas de quantas enchentes já enfrentou. Agora, a realidade é outra. “Gostei muito da casa nova, sem dúvida minha vida vai melhorar bastante, inclusive a saúde. Agradeço à Prefeitura por fazer isto por nós”, ressaltou.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera