Publicado em 7/16/2011 3:20:32 PM

Luciano Ducci entrega área de lazer para moradores da Vila Terra Santa

A melhoria faz parte do projeto de urbanização da Vila, que está em andamento, com benefícios para 1.088 famílias

O prefeito Luciano Ducci entregou neste sábado (16) benfeitorias para os moradores da Vila Terra Santa, no Tatuquara: uma área de esporte e lazer com canchas esportivas e 21 casas para famílias que viviam em situação de risco e insalubridade. As melhorias fazem parte do projeto de urbanização da área, que tem um custo de R$ 20,2 milhões e está sendo financiado com recursos do governo federal e da Prefeitura.

 

“O projeto do município está mudando a cara da Vila Terra Santa. A área não tinha infraestrutura e não era atendida por serviços públicos. Agora, os moradores estão ganhando condições dignas de vida e sendo reconhecidos como cidadãos”, disse o prefeito.

 

A solenidade de entrega teve a presença do presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), João Elias de Oliveira; do gerente em Curitiba da área de governo da Caixa Econômica Federal, Marcelino José da Silva; dos vereadores João do Suco, Tico Kusma e Pedro Paulo, além de lideranças comunitárias.

 

Melhorias - A Vila Terra Santa é uma ocupação irregular que surgiu em 1999 e, desde 2007, vem recebendo melhorias gradativas.  A área está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e já recebeu mais de 80% das obras previstas no projeto de intervenção, coordenado pela Cohab.

 

O prefeito lembrou que conhece a Vila Terra Santa desde o início da ocupação. “Era muito triste ver mulheres grávidas e crianças vivendo naquela situação de precariedade. Hoje, está tudo diferente aqui. Estamos oferecendo habitação com qualidade de vida para esta comunidade”, falou.

 

Os moradores reconhecem esta transformação. A presidente da Associação local, Rosalina Siqueira, contou que, quando chegou na área, “a Vila  era terra de ninguém. A cidade tinha medo de quem morava aqui. Hoje, nós nos sentimos como gente”, disse.

 

José Roque, outra liderança da comunidade, representante dos moradores na comissão que acompanha as obras com os técnicos da Cohab, reforça a afirmação de Rosalina. “”Antes era só barraco, sem ruas, sem água e sem esgoto. Quando chovia, ninguém entrava nem saía da Vila. Agora, tudo está mudado para melhor”, contou.

 

Lazer - A implantação da área de esporte e lazer foi festejada pelos moradores, que não tinham opção de recreação em local próximo às casas. A dona de casa Fátima Graciano da Silva disse que a filha de 14 anos está aproveitando as canchas. “É bom porque ela pode praticar esportes e desenvolver atividades que fazem bem à saúde”, falou. Outra dona de casa, Taciane Aparecida Teixeira, mãe de duas meninas, também gostou da melhoria. “Antes minhas filhas não podiam nem brincar no quintal”, lembrou.

 

A área de lazer tem ainda outro significado para os moradores da Terra Santa. A Vila surgiu após a depredação de um antigo bosque e se estendeu sobre um fundo de vale, que, agora, foi recuperado. “Foi justamente nesta área de fundo de vale que foram implantadas as canchas esportivas. Com isso foi instituído um uso compatível com a legislação de meio ambiente e, ao mesmo tempo, possibilita-se a preservação”, explicou o presidente da Cohab.

 

Na área recuperada, foram implantadas duas canchas de futebol de areia (uma de tamanho regular e uma pequena), uma cancha de vôlei, um parque infantil e um quilômetro de ciclovia. O local recebeu 12 mil metros quadrados de grama, bancos e mesas.

 

Benefícios - A urbanização da Vila Terra Santa beneficia 1.088 famílias. Atualmente as obras estão concentradas na própria vila, que está recebendo redes de drenagem, água e coleta de esgoto, estruturação do sistema viário e pavimentação de ruas, além de 171 casas para reassentamento de moradores em situação de risco. Do total de unidades previstas no projeto, 136 já foram entregues.

 

A proposta global de intervenção na área também contemplou a construção de um novo loteamento, o Moradias Laguna, com 479 casas, para abrigar mais famílias reassentadas. O empreendimento, já concluído, ganhou uma creche e um CRAS, construídos com recursos do projeto. Hoje, a Vila Terra Santa tem 609 domicílios.

 

A entrega das canchas e das casas foi comemorada com uma programação que se estendeu ao longo da manhã. As atividades envolveram, além da Cohab, as secretarias de Esporte, Lazer e Juventude; Saúde; Educação; Abastecimento; Fundação de Ação Social, Fundação Cultural e Administração Regional do Pinheirinho.

 

 Faziam parte da programação torneios infantis de futebol masculino e caçador feminino; apresentações do grupo de jovens local e de quadrilha da escola municipal Dalagassa; contação de histórias para crianças; distribuição de mudas de árvores; confecção de carteiras de trabalho; serviços gratuitos de corte de cabelo e decoração de unhas; grafitagem de muros que circundam a área de lazer e show com a dupla sertaneja Eduardo e Fabiano.

 

A ONG Mão Amiga também participou do evento e contribui com a distribuição de kits para as escolas municipais que atendem a região, contendo minidicionários de língua portuguesa, aquarelas de 12 cores e tubos de cola. Além disso, a entidade levou brinquedos para creche da Vila e distribuiu doces para as crianças.

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera